Última atualização (16/01/2024)
As 10 melhores cadeiras contra a marcha de 2024 são o resultado de um estudo intensivo e pormenorizado com 20 critérios em termos de segurança, ergonomia e adaptabilidade. Cada uma destas cadeiras Plus test tem um quadro de avaliação e no início do artigo encontram uma tabela resumo das melhores cadeiras a seguir ao ovinho e os respetivos critérios.
Se quiserem saber mais sobre quais os melhores ovinhos para bebés cliquem aqui, este artigo é exclusivo para cadeiras auto contra marcha.
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CONCLUSÃO RÁPIDA: A melhor cadeira contra a marcha é a BeSafe iZi Twist i-Size e a escolha preço/qualidade é a BeSafe iZi Kid X3. Aqui está o link para a tabela das melhores cadeiras para o seu bebé.
Última atualização: 16 de Janeiro de 2024
Índice
- Tabela de comparação das 10 melhores cadeiras auto contra a marcha 2023
- Top 10 melhores cadeiras auto contra a marcha 2023
- BeSafe iZi Twist i-Size desde 543,15 ( c/ review vídeo)
- BeSafe iZi Modular RF X1 desde 291.75€ *( c/ review vídeo)
- BeSafe Stretch desde 551.65€ (c/ review Vídeo)
- Axkid One desde 749€ ( c/ review vídeo)
- Britax-Roemer Swingfix M i-Size desde 646€ ( c/ review vídeo)
- Besafe iZi Kid X3 i-Size desde 389€ ( c/ review vídeo)
- Axkid Rekid desde 469€
- Concord Jane I.plus desde 406,3€
- BeSafe iZi Plus X1 desde 350€ ( c/ review vídeo)
- Axkid Minikid 2 desde 399€
- O que vai definir se uma cadeira auto contra a marcha é boa ou não
- Porque é que viajar contra a marcha (rearfacing) é 5x mais seguro?
- Contra a marcha em Portugal e noutros países
- Já repararam que todos os ovinhos viajam contra a marcha?
- Consequentemente, impõe-se a questão: Será que quando acaba a fase de deixar o ovinho o bebé mudou assim tanto? à anatomia da criança
- Plus test: a norma que indica que a cadeira só viaja contra a marcha
- Ainda partilho convosco alguns mitos de viajar contra a marcha
- Em jeito de resumo, o princípio de viajar contra a marcha é muito simples (C/ Vídeo)
Tabela de comparação das 10 melhores cadeiras auto contra a marcha 2024
Nome da cadeira | Posição no Top | Preço médio | Altura adequada da criança | Idade Aconselhada da criança | Peso aconselhado | Comprimento de costas da cadeira | Grupo | Rotação | Homologação | PlusTest | Arnês | Sistema Nivelamento Universal | EPS/ EPP | Braço Frontal | Apoio de cabeça em V | Protecção Impacto Lateral | ISOfix | Cintos | ADAC | Fabricante |
iZi Twist i-Size | 1 | 509.15€ | 61-105cm | 6m-4 anos | max 18kg | 62 cm | 0+/I | 180º | R129 | √ | 5 pontos | √ | √ | √ | √ | √ | √ | X | Good 2.3 | HTS safety BeSafe Norueguesa |
iZi Modular RF X1 | 2 | 299,25* | 61-105cm | 6m-4 anos | max 18kg | 62 cm | 0+/I | X | R129 | √ | 5 pontos | X | √ | √ | √ | √ | √ | X | Good 1.2 | HTS safety BeSafe Norueguesa |
Stretch | 3 | 551.65 € | 61-125cm | 6m-8 anos | max 36kg | 70 cm | 0+/I/2 | X | R129 | √ | 5 pontos | X | √ | √ | √ | √ | X | √ | AHTS safety BeSafe Norueguesa | |
One | 4 | 749 € | 61-110cm | 6m-6 anos | max 23kg | 64 cm | 0+/I | x | R129 | √ | 5 pontos | X | √ | √ | √ | √ | √ | X | Good 2.2 | Axkid Sueca |
Swingfix M i-Size | 5 | 646 € | 61-100cm | 6m-4 anos | max 18kg | 59 cm | 0+/I | 180º | R129 | √ | 5 pontos | X | √ | √ | √ | √ | √ | X | Good 1.7 | Britax-Roemer Alemã |
iZi Kid X3 | 6 | 389 € | 65-105cm | 0-3 anos | max 23 kg | 62 cm | 0+/I | X | R129 | √ | 5pontos | X | √ | √ | √ | √ | √ | X | Good 1.8 | HTS safety BeSafe Norueguesa |
Rekid | 7 | 469 € | 65-101cm | 6m- 4 anos | max 18kg/25kg | 60cm | 0+/I | X | R4404 | √ | 5 pontos | X | X | X | √ | X | √ | √ | Axkid Sueca | |
Concord Jane I.plus | 8 | 406.03€ | 40-100cm | 0-3 anos | max 23 kg | 59 cm | 0+/I | X | R129 | √ | 3 pontos | X | √ | √ | √ | √ | X | X | Good 1.8 | Concord – grupo Jane Espanhola |
iZi Plus X1 | 9 | 350 € | 65-105cm | 6m- 4 anos | max 25kg | 62cm | 0+/I | X | R4404 | √ | 5 pontos | X | √ | √ | √ | X | X | √ | HTS safety BeSafe Norueguesa | |
Minikid 2 | 10 | 399 € | 65-101cm | 6m- 4 anos | max 25kg | 60cm | 0+/I | X | R4404 | √ | 5 pontos | X | X | X | √ | √ | X | √ | Axkid Sueca |
Top 10 melhores cadeiras auto contra a marcha 2023
1.BeSafe iZi Twist i-Size desde 509.15€ (review vídeo)
Pode ver a minha review da cadeira aqui:
Esta é a minha cadeira auto contra a marcha favorita, porque para além de incorporar as homologações mais seguras do mercado tem a tecnologia de nivelamento universal que acho crucial para ter uma ergonomia quase que perfeita em viagem automóvel. Esta tecnologia de nivelamento universal permite evitar as cabeças descaídas nas viagens em que eles adormecem ou seja, independentemente da inclinação dos bancos do vosso carro a cadeira vai assegurar a inclinação ótima porque não tem de estar em contacto com o banco do automóvel.
Para além disso, existe a opção de comprar com tecido em rede (Peak Mesh) que permite muito mais respiração e conforto para a criança na viagem e, consequentemente, menos choro e gritos.
BeSafe iZi Twist i-Size | |
Preço: | desde 509.15€ |
Altura da criança adequada | 61-105 cm |
Idade da criança aconselhada | 6 meses – 4 anos (aproximadamente) |
Peso aconselhado | Máximo de 18 kg |
Cumprimento de costas da cadeira | 62 cm |
Grupo | 0+/I |
Rotação | Side-To-Side = 180º |
Homologação | R129 i-size |
Plus test | Sim |
Arnês | 5 pontos, 4 cm |
Sistema de nivelamento Universal | Sim |
EPS | Sim |
Braço frontal | Sim |
Apoio de cabeça em V | Sim |
Proteção de impacto lateral | Sim |
Sistema retráctil | Não |
Sistema de feedback de instalação | Sonoro no suporte de pé e visual nas ancoras e suporte de pé |
Sistema de instalação | ISOfix |
Possibilidade de instalação com cintos | Não |
Testes independentes | Good (2.3) |
Fabricante (origem) | HTS safety BeSafe Norueguesa |
2.BeSafe iZi Modular RF X1 desde 299.25€ + BeSafe Modular i-Size (review vídeo)
Pode ver a minha review da cadeira aqui:
Esta solução é adequada para quem já tem a base Modular ISOfix da BeSafe em conjunto com o ovinho iZi go Modular. A grande vantagem desta cadeira, para além das características de segurança discriminadas na tabela, é o reaproveitar da base isofix que foi utilizado na cadeira auto anterior.
O que ela perde em relaçãoà primeira opção é sobretudo o não girar e a falta de nivelamento universal
BeSafe iZi Modular RF X1 i-size | |
Preço | desde 299.25€ |
Altura da criança adequada | 61-105 cm |
Idade da criança aconselhada | 6 meses – 4 anos (aproximadamente) |
Peso aconselhado | Máximo de 18 kg |
Cumprimento de costas da cadeira | 62 cm |
Grupo | 0+/I |
Rotação | Não tem |
Homologação | R129 i-size |
Plus test | Sim |
Arnês | 5 pontos, 4 cm |
Sistema de nivelamento Universal | Não |
EPS | Sim |
Braço frontal | Sim |
Apoio de cabeça em V | Sim |
Proteção de impacto lateral | Sim |
Sistema retráctil | Não |
Sistema de feedback de instalação | Sonoro no suporte de pé e visual nas ancoras e suporte de pé |
Sistema de instalação | ISOfix |
Possibilidade de instalação com cintos | Não |
Testes independentes | Good (2.0) |
Fabricante (origem) | HTS safety BeSafe Norueguesa |
3. BeSafe Stretch desde 551.65€ (c/ review Vídeo)
Grande novidade de 2023 de cadeira auto contra a marcha prolongada é a besafe Stretch e eu estou completamente apaixonada por ela. Deixo-vos aqui a minha review desta cadeira:
Esta cadeira auto contra a marcha é ideal para quem tem bebés com percentil de peso e altura elevados (acima do %50), para quem quer viajar contra a marcha de forma prolongada (para além dos 4 anos) e /ou para quem instala a cadeira no lugar do pendura (por opção ou porque tem um carro de dois lugares/ comercial).
Atenção que esta cadeira vai prender com cintos, não vão poder utilizar o sistema ISOfix. Ela vem já toda completa pelo que não precisam de comprar qualquer base à parte. Apesar de ser presa com cintos, temos segurança garantida e facilidade de instalação com feedback nalguns passos. Outra gigante característica desta cadeira é que, em vez de estar construída com EPS ela foi construída com EPP que é um material mais duradouro e igualmente absorvente de energia. Isto mais o facto de utilizar alumínio e a construção estar feita por forma a facilitar reparações faz com que esta cadeira tenha uma vida útil estimada de 15 anos! (a maior parte das cadeiras tem uma vida útil estimada de 5/6 anos).
Assim, a cadeira auto Besafe Stretch torna-se não só numa escolha mais segura com rearfacing prolongado mas também numa escolha com uma pegada ecológica mais consciente.
BeSafe Stretch i-Size |
|
Preço | desde 551.65€ |
Altura da criança adequada | 61-125 cm |
Idade da criança aconselhada | 6 meses – 8 anos (aproximadamente) |
Peso aconselhado | Máximo de 36 kg |
Cumprimento de costas da cadeira | 70 cm |
Grupo | 0+/I/II |
Rotação | Não tem |
Homologação | R129 i-size |
Plus test | Sim |
Arnês | 5 pontos, 4 cm |
Sistema de nivelamento Universal | Não |
EPS/ EPP |
Sim |
Braço frontal | Sim |
Apoio de cabeça em V | Sim |
Proteção de impacto lateral | Sim |
Sistema retráctil | Não |
Sistema de feedback de instalação | Sonoro no suporte de pé e visual nas ancoras e suporte de pé |
Sistema de instalação | Não |
Possibilidade de instalação com cintos | Sim |
Testes independentes | – |
Fabricante (origem) | HTS safety BeSafe Norueguesa |
4.Axkid One desde 699€ (review vídeo)
Deixo-vos aqui o vídeo da review da Axkid One+.
A Axkid One+ é igual à Axkid One com a opção adicional de redutor de recém nascido, isto é, a Axkid One+ é uma versão mais cara da Axkid One e que se pode utilizar desde o nascimento.
Esta cadeira é ideal para aqueles bebes que têm um percentil de peso elevado (acima do % 60). Apesar de o fabricante dizer que a cadeira irá durar atá aos 7 anos de idade ou 125cm tenho as minhas reservas por a medida das costas da cadeira auto axkid one ser no máximo 64 cm. Ou seja, se numa cadeira auto contra a marcha com 62 cm de altura máxima de costas cabe uma criança de 105 cm de 4 a 5 anos, não estou a ver como uma criança de com mais 20 cm vai caber numa cadeira que só oferece mais 2 cm de altura de costas.
Agora, é absolutamente verdade que em termos de peso vai durar mais tempo e vai ser uma escolha pertinente para os bebés com um percentil de peso elevado. Já tenho clientes com esta cadeira auto mas preciso que os bebés cresçam para ver o tempo de utilização máximo. Assim, estimo que mais 2 cm de costas signifique mais 5 cm de altura de uma criança.
Para que não sejam apanhados desprevenidos partilho as duas grandes desvantagens desta cadeira (que não são relevantes em termos de segurança):
- A zona de ajuste do arnês é difícil de encontrar (podem ultrapassar esta dificuldade vendo a review da cadeira ou marcando uma consulta comigo);
- Quando subimos o apoio de cabeça para o máximo deixa de existir almofada nas costas.
Axkid One | |
Preço | desde 699€ |
Altura da criança adequada | 61-110cm |
Idade da criança aconselhada | 6 meses – 5 anos (aproximadamente) |
Peso aconselhado | Máximo de 23 kg |
Cumprimento de costas da cadeira | 64 cm |
Grupo | 0+/I/2 |
Rotação | Não tem |
Homologação | R129 i-size |
Plus test | Sim |
Arnês | 5 pontos, 4 cm |
Sistema de nivelamento Universal | Não |
EPS | Sim |
Braço frontal | Sim |
Apoio de cabeça em V | Sim |
Proteção de impacto lateral | Sim |
Sistema retráctil | Não |
Sistema de feedback de instalação | Sonoro no suporte de pé e visual nas ancoras e suporte de pé |
Sistema de instalação | ISOfix |
Possibilidade de instalação com cintos | Não |
Testes independentes | Good (2.2) |
Fabricante (origem) | Axkid Sueca |
5.Britax Romer Swingfix M i-Size desde 586€ (review vídeo)
Podem ter uma ideia desta cadeira com a minha review que deixo abaixo da britax-roemer dualfix M i-size. A diferença entre estas duas cadeiras é que a versão no vídeo é giratória a 360º (ou seja, tem a possibilidade de viajar virada no sentido da marcha) enquanto a swing-fix M i-size viaja sempre contra a marcha e gira side-to side 180º.
A cadeira auto contra a marcha Britax Roemer é uma ótima cadeira em termos de segurança, deixa é um pouco a desejar na sua altura máxima de costas (58cm). Como a intenção é viajar contra a marcha o máximo de tempo possível, só gosto de considerar esta opção para bebés com percentil de altura baixo.
Britax Roemer Swingfix M i-size | |
Preço | Desde 586€ |
Altura da criança adequada | 61-100cm |
Idade da criança aconselhada | 6 meses – 3 anos (aproximadamente) |
Peso aconselhado | Máximo de 18 kg |
Cumprimento de costas da cadeira | 58 cm |
Grupo | 0+/I |
Rotação | Side-To-Side = 180º |
Homologação | R129 i-size |
Plus test | Sim |
Arnês | 5 pontos, 4 cm |
Sistema de nivelamento Universal | Não |
EPS | Sim |
Braço frontal | Sim |
Apoio de cabeça em V | Pouco pronunciado |
Proteção de impacto lateral | Sim |
Sistema retráctil | Não |
Sistema de feedback de instalação | Sonoro no suporte de pé e visual nas ancoras e suporte de pé |
Sistema de instalação | ISOfix |
Possibilidade de instalação com cintos | Não |
Testes independentes | Good (1.7) |
Fabricante (origem) | Britax-Roemer Alemã |
6. Besafe iZi Kid X3 desde 389€ (review vídeo)
Este modelo de cadeira auto contra a marcha já tem 30 anos no mercado, como o nome indica esta já é a sua 3ª versão e eu ADORO esta opção porque está pensada para os acidentes da vida real e já existem dados de análise com mais de 30 anos.
Começou com a homologação mais antiga e há medida que surgiram homologações mais exigentes, como é o caso da agora i-size, ela obteve aprovação. Isto quer dizer que os nossos amigos noruegueses andam mesmo a construir cadeiras para salvar a vida dos nossos filhos em caso de acidente em vez de andarem a construir cadeiras que obtenham bons resultados com dummies.
Lutei muito para lhe atribuir o 5º lugar (em termos de segurança ela ocupa o 1º), mas ela tem esta classificação por causa das outras duas componentes: ergonomia e adaptabilidade. Como não tem sistema de nivelamento universal e está muito pensada para acidentes reais, as crianças aqui viajam muito direitas (o que é mais seguro) e quando adormecem tendem a ter a cabeça a descair imenso.
Esta cabeça a descair é definitivamente um factor de distração para os pais e já pode mexer na condução preventiva.
É por estas razões que ela desce para o 5º lugar mas, para quem tem um orçamento mais limitado, acho a escolha ideal.
BeSafe iZi Kid X3 ISOfix i-Size | |
Preço | desde 389€ |
Altura da criança adequada | 65-105cm |
Idade da criança aconselhada | 6 meses – 4 anos (aproximadamente) |
Peso aconselhado | Máximo de 18 kg |
Cumprimento de costas da cadeira | 62 cm |
Grupo | 0+/I |
Rotação | Não |
Homologação | R129 i-size |
Plus test | Sim |
Arnês | 5 pontos, 4 cm |
Sistema de nivelamento Universal | Não |
EPS | Sim |
Braço frontal | Sim |
Apoio de cabeça em V | Sim |
Proteção de impacto lateral | Sim |
Sistema retráctil | Não |
Sistema de feedback de instalação | Sonoro no suporte de pé e visual nas ancoras e suporte de pé |
Sistema de instalação | ISOfix |
Possibilidade de instalação com cintos | Não |
Testes independentes | Good (1.8) 2019 |
Fabricante (origem) | HTS safety BeSafe Norueguesa |
7. Axkid Rekid desde 469€
À semelhança do versão axkid one , nesta cadeira contra a marcha quando começamos a subir o apoio de cabeça não existe acolchoamento nas costas. A forma de fixação do apoio de cabeça também me deixa dúvidas quanto à sua correta utilização, pois é necessário dar um passo extra para trancar a posição (tudo se resolve com formação e explicação só que a facilidade de instalação correta também é um critério de avaliação).
No entanto, esta cadeira é a escolha ideal quando há um orçamento limitado e queremos uma cadeira que possa ser instalada em automóveis com sistema ISOfix e carros com sistema de cintos.
Axkid Rekid | |
Preço | desde 469€ |
Altura da criança adequada | 65-101cm |
Idade da criança aconselhada | 6 meses- 4 anos (aproximadamente) |
Peso aconselhado | Máximo de 18kg com ISOfix e 25kg com cintos |
Cumprimento de costas da cadeira | 60 cm |
Grupo | 0+/I |
Rotação | Não tem |
Homologação | R4404 |
Plus test | Sim |
Arnês | 5 pontos, 4 cm |
Sistema de nivelamento Universal | Não |
EPS | Apoio de cabeça e lateral (não existe na parte debaixo da cadeira) |
Braço frontal | Não |
Apoio de cabeça em V | Sim |
Proteção de impacto lateral | Não |
Sistema retráctil | Não |
Sistema de feedback de instalação | Não |
Sistema de instalação | ISOfix e cintos |
Possibilidade de instalação com cintos | Sim |
Testes independentes | – |
Fabricante (origem) | Axkid Sueca |
8. Concord Jane I.Plus desde 406.03€
Esta cadeira contra a marcha ocupa o 6º lugar na minha lista porque para a podermos utilizar precisamos de a montar primeiro (e como tal prefiro que a primeira instalação seja feita por um especialista na área), e porque o arnês é de 3 pontos e estreito. Faz-me muito pouco sentido que ainda existam cadeiras neste grupo com apenas 3 pontos de segurança.
Esta cadeira em particular pode ser utilizada desde o nascimento e, apesar de o redutor ter material de absorção de energia de impacto em caso de acidente, o angulo de inclinação parece-me um pouco agressivo para recém-nascido.
Concord Jane REVERSO IPlus i-Size | |
Preço | Desde 399€ |
Altura da criança adequada | 40-100cm |
Idade da criança aconselhada | 0-3 anos aproximadamente |
Peso aconselhado | Máximo de 23kg |
Cumprimento de costas da cadeira | – |
Grupo | 0+/I |
Rotação | Não |
Homologação | R129 i-size |
Plus test | Sim |
Arnês | 3 pontos, 3 cm |
Sistema de nivelamento Universal | Não |
EPS | Sim |
Braço frontal | Sim |
Apoio de cabeça em V | Sim |
Proteção de impacto lateral | Sim |
Sistema retráctil | Não |
Sistema de feedback de instalação | Visual |
Sistema de instalação | ISOfix |
Possibilidade de instalação com cintos | Não |
Testes independentes | Good (1.8) 2016 |
Fabricante (origem) | Concord – grupo Jane Espanhola |
9. BeSafe iZi Plus 350€ (review vídeo)
Na minha review explico como instalar a iZi plus assim como as várias características ao pormenor:
Apesar desta cadeira auto contra a marchar ser excelente em termos de características de segurança só a gosto de aconselhar para quando não existe sistema ISOfix no automóvel ou algumas situações que caiem mais em outliers. Ou seja, a sua instalação é bastante complexa e deve ser feita por um profissional da área.
Na minha opinião, se têm sistema ISOfix no automóvel e o vosso filho não tem um % de peso muito elevado ou muito superior ao de altura, optem antes pela iZi Kid X3.
De resto, esta cadeira auto contra a marcha tem todas as carcateristicas de segurança e construção da iZi Kid X3 i-size.
BeSafe iZi Plus | |
Preço | Desde 350€ |
Altura da criança adequada | 65-105cm |
Idade da criança aconselhada | 6 meses -5 anos aproximadamente |
Peso aconselhado | Máximo de 25kg |
Cumprimento de costas da cadeira | 62cm |
Grupo | 0+/I |
Rotação | Não |
Homologação | R4404 |
Plus test | Sim |
Arnês | 5 pontos 4 cm |
Sistema de nivelamento Universal | Não |
EPS | Sim |
Braço frontal | Sim |
Apoio de cabeça em V | Sim |
Proteção de impacto lateral | Sim |
Sistema retráctil | Não |
Sistema de feedback de instalação | Não |
Sistema de instalação | Cintos do automóvel |
Possibilidade de instalação com ISOfix | Não |
Testes independentes | |
Fabricante (origem) | HTS safety BeSafe Norueguesa |
10. Axkid Minikid 2 desde 399€
Uma característica que adoro nesta cadeira rearfacing é que ao ajustarmos o arnês (quando estamos a colocar o nosso filho na cadeira) o apoio de cabeça é ajustado ao mesmo tempo. Isto é importante porque diminui o erro muito comum de falta de ajuste de altura correta de arnês e de apoio de cabeça.
No entanto, esta cadeira contra a marcha também é uma opção a considerar apenas quando não temos sistema ISOfix no automóvel, porque para este valor existem boas opções no mercado. O facto de ela poder ser utilizada contra a marcha até aos 25kg pouco acrescenta (exceção feita para bebes com % de peso bem acima do % de altura) porque a altura máxima de costas é de 60 cm. Ou seja, acima apresentei outras opções que vos vão permitir viajar contra a marcha durante mais tempo.
Outra desvantagem desta cadeira é o sistema de reclinação: temos de desmontar completamente a cadeira para conseguir usufruir dos diferentes níveis de inclinação.
Axkid Minikd 2 | |
Preço | desde 399€ |
Altura da criança adequada | 65-101cm |
Idade da criança aconselhada | 6 meses- 4 anos (aproximadamente) |
Peso aconselhado | Máximo de 25kg |
Cumprimento de costas da cadeira | 60 cm |
Grupo | 0+/I |
Rotação | Não tem |
Homologação | R4404 |
Plus test | Sim |
Arnês | 5 pontos, 4 cm |
Sistema de nivelamento Universal | Não |
EPS | Apoio de cabeça e lateral (não existe na parte debaixo da cadeira) |
Braço frontal | Não |
Apoio de cabeça em V | Sim |
Proteção de impacto lateral | sim |
Sistema retráctil | Não |
Sistema de feedback de instalação | Não |
Sistema de instalação | Cintos do autómovel |
Possibilidade de instalação com cintos | Sim |
Testes independentes | – |
Fabricante (origem) | Axkid Sueca |
11. Britax-Roemer Maxway – Plus desde 369€
Estou super tranquila em aconselhar esta cadeira auto contra a marcha para os nossos bebés, verdade que não é a minha preferida porque vejo características de segurança, ergonomia e de facilidade de utilização que falham para uma cadeira que está a este nível de preço. Atenção: não confundir esta opção com a maxway normal que perde imensas características de segurança comparativamente com a maxway plus (a maxway não tem apoio de cabeça em V e com EPS, não tem protecção de impacto lateral .
Sendo assim, para ser mais específica os pontos que menos gosto desta cadeira são: a falta de braço frontal (o que significa menos segurança e menos espaço para as pernas), EPS nas laterais da cadeira, o modo de inclinação não ser prático e muitas vezes significar nova montagem da cadeira e o angulo de inclinação máximo ser um pouco agressivo.
Britax-roemer Max-way Plus | |
Preço | desde 399€ |
Altura da criança adequada | 70-103cm |
Idade da criança aconselhada | 9 meses- 4 anos (aproximadamente) |
Peso aconselhado | Do 9- 25kg |
Cumprimento de costas da cadeira | 61 cm |
Grupo | I |
Rotação | Não tem |
Homologação | R4404 |
Plus test | Sim |
Arnês | 5 pontos, 4 cm |
Sistema de nivelamento Universal | Não |
EPS | Apoio de cabeça |
Braço frontal | Não |
Apoio de cabeça em V | Sim |
Proteção de impacto lateral | sim |
Sistema retráctil | Não |
Sistema de feedback de instalação | Não |
Sistema de instalação | Cintos do automóvel |
Possibilidade de instalação com cintos | Sim |
Testes independentes | – |
Fabricante (origem) | Britax-Roemer Alemã |
O que vai definir se uma cadeira auto contra a marcha é boa ou não
Muitas vezes vejo comentários de que uma cadeira é optima e super segura, quando na realidade o que se está a avaliar é o conforto. Na minha opinião o que faz uma boa cadeira são 3 grandes conceitos:
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Segurança
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Ergonomia
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Adaptabilidade
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Em segurança consideram-se aspectos técnicos como:
- Se a cadeira auto contra a marcha tem arnês de 5 pontos vs um arnês de 3 pontos de ancoragem.Um arnês de 5 pontos vai passar pelas zonas mais resistentes do corpo da criança como sejam os ombros e as ancas. Assim, em caso de acidente as forças G (forças que se fazem sentir na colisão) irão incidir mais sobre estas zonas e, consequentemente, órgãos-rei (pulmões e coração) ficam mais protegidos do impacto. Um arnês de 3 pontos provoca mais pressão sobre a zona do abdómen em caso de colisão. A outra grande vantagem do arnês de 5 pontos é segurar a criança mais eficazmente, que um arnês de 3 pontos ou escudo, em caso de um acidente com capotamento.
-
- Largura do respectivo arnês (quanto mais largo for o arnês mais as forças ficam dispersas por uma maior zona do corpo do bebé em vez de se concentrarem)
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- Se o arnês é retráctil ou não. Um arnês retráctil vai ser mais seguro porque diminui as folgas que ficam quando os pais colocam os seus filhos nas cadeiras auto (as pesquisas mostram que 49.3% das crianças que viajam nas cadeiras a seguir ao ovinho não têm os cintos bem apertados e que 63% destes casos de mau uso são classificados como severos). Para ler mais acerca deste estudo aqui;
The BeSafe Active Retract Harness™ from HTS on Vimeo: exemplificação de arnês com sistema retráctil.
-
- se tem EPS ou componentes de absorção dinâmica das forças G;
-
- Sistema de instalação: se por cintos ou se por sistema ISOfix. Como o sistema ISOfix diminuiu drasticamente o número de erros de instalação das cadeiras auto, considero este sistema como mais seguro (é bem mais prático, mais fácil e rápido na instalação). No entanto, deixo a nota de que uma cadeira correctamente instalada (100% de acordo com o manual de instruções do fabricante) pode ter um nível de segurança em crash test do que uma cadeira instalada com sistema ISOfix.
-
- A homologação R129 i-size é mais exigente que a homologação anterior R4404 e, como tal, acaba por ser uma opção mais segura:
-
- em que sentido viaja (se contra a marcha/rearfacing ou no sentido da marcha). Como o objectivo é ter a melhor selecção de cadeiras contra a marcha, não considerei opções que possam virar para a frente. Assim todas as cadeiras desta selecção têm o selo Plus test
-
- existência de braço frontal
-
- sistema de feedback de instalação. De acordo com estudos efectuados, existe uma taxa de 70% de incorrecta utilização nas cadeiras auto. Aliás, esta foi a razão principal da criação do sistemas ISOfix: diminuir o erro humano na utilização de cadeiras auto. Assim, se a cadeira der feedback sonoro ou visual de correcta instalação ela recebe mais pontos em termos de segurança.
-
- resultados em testes independentes. Este é o ponto menos relevante. Os crash test são uma fonte de informação sem dúvida alguma. No entanto, são efectuados com dummies, em 3 automóveis representativos do mercado alemão e com angulo específico. Relevante é ter uma cadeira que vai proteger a vida do nosso filho em caso de acidente real e para isso é preciso que ela considere na sua concepção posturas incorrectas das nossas crianças (a título de exemplo).
2.Em ergonomia avaliam-se aspectos como:
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- Apoio de cabeça em V
- Capacidade de inclinação
- Postura do bebé em viagem na cadeira auto
3.Em adaptabilidade avalia-se a dinâmica familiar. Claro que esta avaliação é pessoal e necessita de ser feita de forma presencial.
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- Avaliação de como é a viagem em familia (se há um adulto atrás com o bebé, se o bebé chora muito ao não)
- Valores e crenças familiares
- Perfil de vinculo dos cuidadores
Porque é que viajar contra a marcha (rearfacing) é 5x mais seguro?
- A maior parte dos acidentes de viação são frontais ou têm uma componente frontal
- Viajar contra a marcha é a forma que mais respeita a anatomia da criança.
- Vários estudos fundamentam a maior segurança de viajar contra a marcha (rearfacing)
- A seguir ao ovinho,viajar contra a marcha é a adaptação mais natural para a criança
- Porque muitas das coisas que acreditamos sobre viajar contra a marcha são mitos
Antes de entrar em mais detalhes, impõe-se a questão: porque é que agora se fala tanto de segurança infantil e viajar contra a marcha, quando na nossa infância andávamos soltos no automóvel, sem cinto (muitas vezes a espreitar pelo tecto de abrir do carro) e estamos vivos e frescos?
Eu percebo! Também eu andei pendurada no tejadilho do carro dos meus pais com o meu irmão ao lado a gritar a plenos pulmões, também não usei cinto de segurança, quanto mais cadeirinha auto contra a marcha!
No entanto, tinha um estilo de vida muito diferente do dos meus filhos. Na nossa geração, até aos 3 anos ficávamos em casa com a nossa mãe, com a vizinha de cima ou com uma ama que vivia relativamente perto da nossa casa. Quando iniciámos o jardim de infância íamos muitas vezes a pé para a escola.
Como sabemos, esta realidade é completamente diferente da maioria dos nossos filhos, que iniciam a creche aos 6 meses e como tal acabam por viajar todos os dias de automóvel em percursos urbanos, onde a taxa de acidentes é mais frequente.
Ou seja, os nossos filhos fazem muitos mais kms em automóvel do que o que nós fazíamos na nossa infância (as nossas viagens eram maioritariamente ao fim de semana e percursos largos).
Cadeiras auto contra a marcha em Portugal e noutros países
Atualmente, em Portugal, e, na realidade ainda na maior parte do mundo, a escolha habitual dos pais e das mães, a seguir ao ovinho, é uma cadeira que vai virada para a frente e/ou que faz os 3 grupos (que começa desde os 6 meses e vai até aos 10/12 anos de idade). Aliás, esta é uma opção que nos parece muito natural, pois queremos ir aproximando os comportamentos dos nossos filhos aos nossos e nós, mães e pais, viajamos virados para a frente, não é?
No entanto, nos países nórdicos, a escolha mais frequente é continuar a viajar contra a marcha a seguir ao ovinho e, como tal, lá são muito mais bem-sucedidos quando se trata de evitar a mortalidade em contexto de acidentes de viação. Podemos verificar isto pelo gráfico abaixo onde há uma comparação entre o número de ferimentos graves entre crianças suecas e alemãs. Na Suécia viaja-se maioritariamente contra a marcha até aos 4 anos enquanto na Alemanha há uma tendência de virar a criança para a frente a partir dos 9kg aproximadamente 1ano de idade.
Num relatório efetuado pela ANEC com dados de um estudo de acidentes sobre o desempenho dos sistemas de retenção usados por crianças de três anos e menos (An Accident Study on the Performance of Restraints Used by Children Aged Three Years and Under), observou-se que a taxa de ejeção era bastante superior nos EUA em comparação com os países europeus. Qual a razão? A maior utilização de cadeiras com escudos frontais nos EUA do que em países europeus. Além disso, o facto de não existir pé anti-rotação na cadeira resulta numa carga maior que o cinto de segurança não consegue suportar.
Resumindo,
o que quero partilhar convosco é que o vosso filho ou a vossa filha ainda não tem maturidade para ficar ileso num acidente frontal se viajar numa cadeira virada para a frente. E, uma vez que a intenção da compra da cadeira é proteger a vida do bebé ou da criança em caso de acidente, a escolha da cadeira deve ter em consideração a maturidade da criança e as características de segurança da cadeira.
Já repararam que todos os ovinhos viajam contra a marcha?
Nesta fase não existe a opção de escolha e nem vos ocorre virar o bebé para a frente, verdade? Sendo assim, partilho convosco os motivos pelos quais, todos os bebés estão obrigados a viajar contra a marcha (rearfacing) no ovinho e não há a opção de virar para a frente:
- A maior parte dos acidentes são frontais ou têm uma componente frontal;
- O peso da cabeça do bebé em relação ao corpo é muito superior ao de um adulto;
- Os bebés sentem mais as forças G nos órgãos rei do que um adulto.
Consequentemente, impõe-se a questão: Será que quando acaba a fase de deixar o ovinho o bebé mudou assim tanto?
É verdade que já conquistou algumas etapas: já se senta, já começou a diversificação alimentar, já palra e provavelmente já diz algumas palavras, já gatinha e alguns até já andam.
Ainda assim, muitas características mantêm-se. Com base na anatomia do bebé, as razões para continuar a viajar🚗 contra a marcha até aos 4 anos mantêm-se:
- Peso da cabeça do bebé representa ~25% do peso corporal;
- Pescoço com cartilagem para segurar a “cabeçorra” deles;
- Sente mais as forças G nos órgãos rei do que os adultos.
Peso da cabeça do bebé representar ~25% do peso corporal. Ok, o bebé é cabeçudo e então? Tem mesmo de viajar contra a marcha?
Por esta altura, já está claro que a maioria dos acidentes é frontal ou tem uma forte carga frontal e que, neste tipo de acidentes, há uma maior propagação de energia. Como consequência, em caso de acidente frontal a 50km, o peso que a cabeça do bebé exerce no seu pescoço é superior a uma carga de 250kg. Claro que o bebé não consegue conter esta carga e há uma decapitação interna.
Vejam estes dois vídeos de crash test super interessantes e foquem a vossa atenção no movimento da cabeça e pescoço:
e
Conseguem ver a diferença de impacto no pescoço?
Esqueleto em cartilagem e viajar contra a marcha
Num acidente frontal, quando a criança está virada para a frente, o seu corpo é “atirado para o arnês” e, nalgumas opções para o escudo frontal, a força do impacto acaba por provocar a perfuração dos órgãos internos por parte da cartilagem (Durbin DR, Dennis R. , MD; MSCE Technical Report Child Passenger Safety. Pediatrics March 22, 2011)
Sente mais as forças G nos órgãos rei do que os adultos
No mesmo estudo analisou-se que, quando virados para a frente, os orgãos internos das crianças vibram muito mais do que de um adulto. Conseguimos por isso, salvar muitas mais vidas se virarmos os nossos filhos contra a marcha
Plus test: o selo que nos mostra que a cadeira auto é mesmo contra a marcha
É verdade que é muito desafiante proteger a vida de uma criança com menos de 4 anos num acidente frontal quando viaja virada para a frente, mas então porque é que existem no nosso mercado cadeiras homologadas viradas para a frente? Porque as homologações atuais (r4404 e R129 I si-ze), no grupo de criança pequena, não testam o impacto no pescoço em acidente frontal. Mas os nossos amigos suecos da VTI criaram um teste voluntário para testar o impacto no pescoço em caso de acidente fontal: O Plus Test.
Ainda partilho convosco alguns mitos de viajar contra a marcha
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Tenho medo que o meu filho ou a minha filha não vá aguentar
Lembrem-se que o vosso filho ou a vossa filha não faz a mínima ideia que tem outra opção, não sabe que existe a hipótese de ir virado ou virada para trás ou para a frente. Pois, só vocês sabem isso. E mais: Na fase de recém-nascido, esta nem sequer foi uma preocupação vossa porque simplesmente não existia esta possibilidade. Mas, como foram obrigados a colocar a vossa criança virada para trás, nem questionaram esta opção. Assim, viajar contra a marcha é só continuar algo que já estão a fazer, aliás, virar para a frente é que é iniciar um novo processo.
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A criança não vai ver nada
Muitos de nós já sabemos que viajar contra a marcha (rearface) é a opção mais segura, pelo menos até aos 4 anos dos nossos filhos🙏. Fico sempre muito feliz, quando os pais e as mães me dizem que já sabem que esta opção é a mais segura, já que significa que a informação está a chegar a mais pessoas.
No entanto, ao vermos que muitos dos nossos amigos continuam a viajar com os filhos virados para a frente (front face) surgem dúvidas e medos. O que é super NORMAL! Por isso, relaxem!❤️
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A criança vai enjoar
“Coitadinha da criança, assim vai enjoar!”🤢🤮🙊
Eu percebo o argumento, porque estamos a pensar na criança como se fosse uma “mini me“, não é? Estamos a pensar que, se fossemos nós, íamos enjoar e não íamos gostar da experiência. Por isso, acabamos por projetar isto para o nosso filho ou a nossa filha.
A realidade é que o bebé já está a viajar contra a marcha na cadeirinha (ou ovinho ou babycoque). Portanto, continuar contra a marcha (rearface) é apenas isso mesmo… Uma continuação. Não é nada de novo. 😉
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A criança vai vomitar
Tal como o mito anterior, trata-se de uma grande projeção😜. A verdade é que não pensamos nestas questões quando o bebé está no ovo 🐣… Fico bastante curiosa porque é que estas questões surgem quando vamos para a cadeirinha seguinte.
Afinal, a questão do vómito é bem mais rara do que possam imaginar🤷♀️. E caso aconteça, muito provavelmente tem a ver com a ingestão de produtos lácteos🥛🍧🍨🧀 antes da viagem. No caso de uma viagem longa, ou com curvas, evitem dar este tipo de alimentos à vossa criança antes da viagem.
A intenção de comprar a cadeirinha é a proteção da vida da nossa criança em caso de acidente. Com esta intenção, a escolha de uma cadeira que viaje contra a marcha (rearface) até ao mais tarde possível, no mínimo até aos 4 anos, vai ser uma escolha 5X mais segura de que a opção de viajar para virada a frente.
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Não se consegue comunicar
Frequentemente, uma das preocupações de viajar contra a marcha é que a comunicação fique mais difícil. No entanto, se for um adulto a viajar atrás com a criança, a comunicação até se promove com uma melhor postura na viagem. Aliás, existem mesmo várias vantagens, tais como:
Conseguimos olhar os nossos filhos olhos nos olhos, o que ajuda à regulação emocional e criação de vínculo;
Adicionalmente obtemos uma correta postura na viagem , já que ninguém tem de espreitar para fora para ver o outro, ficando frente a frente, o que melhora a comunicação.
E, não menos importante, é mais uma oportunidade para estabelecermos ligação com o nosso filho ou a nossa filha.
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Não vai haver espaço para as pernas
De forma recorrente, esta é uma das maiores preocupações que oiço na viagem contra a marcha. É muito normal preocuparmo-nos com o bem-estar e conforto dos nossos filhos e claro que queremos que eles viajem de forma confortável. Vejam o próximo artigo em que vos vou dar dicas de como escolher uma cadeira com espaço para as pernocas dos vossos filhotes
Claro que todos queremos o melhor para os nossos filhos e isso significa NUNCA comprometermos a segurança deles❤️.
Viajar contra a marcha até quando? A resposta é: “Até ao máximo tempo possível!” Mas o que é que isto significa?
Recomenda-se que as crianças usem cadeirinhas viradas para trás até que tenham três anos e, se possível, durante mais tempo. Mesmo que a criança não tenha as pernas totalmente esticadas, a sua segurança não vai ser afetada.*
Em jeito de resumo, o princípio de viajar contra a marcha é muito simples:
Caso ocorra uma colisão frontal, são as costas inteiras da criança que suportam as forças produzidas pelo impacto e não o seu pescoço que é muito mais vulnerável.
De facto, o movimento relativo entre a cabeça, o pescoço, a coluna vertebral, a medula espinhal e o tórax é muito mais reduzido do que em cadeirinhas viradas para a frente. Nas cadeirinhas viradas para trás, é todo o apoio da cadeirinha que vai segurar a criança – tanto as suas costas como sua cabeça – durante uma colisão frontal, e não apenas os cintos de segurança, cuja superfície é mais estreita e, como foi demonstrado, não possibilitam o controlo eficaz do movimento da cabeça da criança.
Subscrevam as notificações se quiserem ter um alerta de como escolher a cadeirinha a seguir ao ovinho. Se tiverem urgência falem comigo directamente (Instagram ou email)
Cadeiras Plus Test (contra a marcha / rearfacing) disponíveis na loja Bonabebe e que podem usar o meu código thebonasdaughter para obter desconto
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- Guia “Volvo for life – A Safety Manual Children in Cars” de 2004.2. www.volvocars.com/uk/sales-services/sales/volvo-accessories/child-safety/pages/faq.aspx (15/2/2011).3. Carlsson, D, Norin, H, Ysander, L. Rearward-facing child seat – the safety car restraint for children? Anal. Prev. 1991 Apr-Jun;23(2-3):175-82.
1 Comentário
[…] Agora, quando juntamos as duas cadeiras (ovo + cadeira auto a seguir) a escolha torna-se hiper técnica porque deve-se garantir primeiro que a cadeira vai ser adequada a um recém-nascido (ângulo de inclinação, largura de arnês, norma de homologação), em segundo deve-se garantir que a cadeira é adaptável à vida familiar (o que é muito dificil de avaliar antes de aparecer a dinâmica dos 3 membros da família), em terceiro é preciso avaliar em que sentido a cadeira vai viajar na fase seguinte à de ovinho (para quem quer ter a escolha perfeita a seguir ao ovinho, a escolha ideal e justificação está no artigo das 10 melhores cadeiras contra a marcha) […]