
Review do Carrinho Bugaboo Butterfly (review em video)
O Bugaboo Butterfly é o carrinho XS por excelência não substitui um carrinho principal, pois não permite virar para os pais nem usar alcofa ou ninho. No entanto, destaca-se pela facilidade de uso, conforto para o bebé e bom desempenho em movimento. Neste artigo, a Bonabebe apresenta os detalhes essenciais: o que vem incluído na caixa, como montar o carrinho, as suas medidas exteriores, o conforto e suspensão, a compatibilidade com acessórios e, finalmente, se vale a pena o investimento.
Subscreva a Newsletter na loja bonabebe.pt para comprar cada um destes carrinhos com 10% de desconto. ⬇️
Acessórios incluídos e extras do Bugaboo Butterfly
O Bugaboo Butterfly vem, desde logo, surpreendentemente bem equipado. Na caixa, encontra o carrinho, o manual de instruções, a capota da chuva, a forra acolchoada e, além disso, até o apoio de pernas — um extra que muitos pais valorizam. Por isso, a experiência inicial torna-se mais completa, prática e pronta a usar.

Além disso, pode adquirir acessórios extra que aumentam a funcionalidade do carrinho. Os adaptadores para cadeira auto (54,95 €) são universais e compatíveis com várias marcas, como Maxi-Cosi, Cybex ou Joie. Também estão disponíveis o apoio de braços (49,95 €) e o prático organizador traseiro — perfeito para manter os essenciais sempre à mão.

Medidas e Capacidade do Butterfly
O carrinho Bugaboo Butterfly suporta até 22 kg, sendo, por isso, indicado para crianças maiores ou em crescimento acelerado. Além disso, o assento é generoso, oferecendo 57 cm de comprimento, 26 cm na zona de apoio e um total de 42 cm se incluirmos o tapa-pés. Ademais, a largura de 33 cm torna-o um dos carrinhos ultra compactos com mais espaço interno, o que o torna ideal para bebés grandes.

A Bugaboo equipou o Butterfly com rodas frontais de 12 cm e traseiras de 15 cm — dimensões reduzidas, mesmo dentro do segmento XS. Incluiu também um travão funcional, embora possa ser menos prático com sapatos abertos, o que merece atenção. Por outro lado, adicionou uma suspensão traseira eficaz e um cesto com capacidade para 8 kg, que se destaca por ser flexível e de acesso fácil.

A Bugaboo desenvolveu o Butterfly com um sistema modular. Por isso, torna-se muito mais fácil substituir peças e adquirir acessórios adicionais ao longo do tempo. À medida que o carrinho se vai desgastando, os pais podem, por exemplo, trocar facilmente componentes como as rodas ou o apoio de braços. Dessa forma, prolongam a durabilidade do carrinho e mantêm o seu desempenho como novo.

No momento de fechar o carrinho, o sistema exige o uso de duas mãos, o que, na prática, pode não ser tão conveniente no dia a dia. Para o transporte, é possível utilizar a alça ou, em alternativa, o apoio de pés como manípulo. No entanto, como a alça é bastante curta, pessoas mais altas podem sentir algum desconforto ao transportá-lo ao ombro.

Bugaboo Butterfly Medidas cabine IATA
O Butterfly está aprovado pela IATA, o que garante que cumpre as medidas permitidas para bagagem de cabine: 53 cm de altura, 43 cm de largura e 23 cm de profundidade. Em termos de peso, soma 7,2 kg — ligeiramente acima de outros carrinhos ultra compactos, que variam entre os 5 e os 7 kg. No entanto, esse peso extra traduz-se numa estrutura mais robusta, estável e duradoura.

Conforto e detalhes do Butterfly
Abrir o Bugaboo Butterfly é extremamente simples. Primeiro, basta pressionar o botão traseiro e, em seguida, o botão do manípulo — e o carrinho começa logo a abrir. Em muitos casos, até é possível fazê-lo com apenas uma mão, consoante a força no braço de quem o manuseia. Além disso, um detalhe interessante é a fita de segurança incluída, que ajuda a manter o carrinho sob controlo durante o transporte.

O assento oferece um bom nível de conforto e, além disso, inclui uma forra removível — uma solução muito prática para quem precisa lavá-la com frequência. Para isso, basta colocá-la na máquina a 30 °C. Adicionalmente, a instalação é simples graças aos orifícios amplos. Por fim, o arnês de cinco pontos ajusta-se com facilidade e solta-se com um clique no botão central.

Embora o encosto traseiro seja sólido e não tenha rede para ventilação, o assento, por outro lado, reclina até uma posição confortável, ideal para sestas. Além disso, a capota XL cobre bem o bebé, embora pudesse ser mais eficiente a bloquear o sol, consoante o ângulo da luz. Ainda assim, oferece ajustes práticos e, no geral, cumpre bem a sua função na maioria das situações.

Por fim, o carrinho inclui apoio de pés ajustável, que, embora rígido, cumpre bem a função — sobretudo quando o bebé cresce e os pés assentam na zona inferior. Além disso, o assento conta com arnês de cinco pontos, que garante segurança e fácil ajuste.

O Bugaboo Butterfly está sempre virado para a frente, não sendo possível inverter a posição para os pais. Inclui um apoio de braços suave ao toque, com acabamento em imitação de pele. Em pisos lisos, manobra-se com bastante facilidade. Embora o manípulo não seja ajustável, oferece uma posição confortável para a maioria dos utilizadores — ainda que pessoas mais altas possam sentir algum desconforto.

Além disso, em terrenos irregulares, sente-se alguma trepidação — algo perfeitamente esperado num carrinho citadino ultra compacto. No entanto, graças à borracha integrada nas rodas, o impacto é parcialmente absorvido, o que garante um nível de conforto surpreendente para este tipo de modelo.

Bugaboo Butterfly: Sim ou Não?
O Carrinho Bugaboo Butterfly custa 459 € e já inclui acessórios importantes, como a capota da chuva e o apoio de pés, oferecendo assim muito valor desde o início. Além disso, é um dos carrinhos mais compactos do segmento e, por isso, aprovado para cabine de avião, o que o torna ideal para viagens. No entanto, o Butterfly foi pensado para ser um segundo carrinho, e não um modelo “all-in-one”, pelo que acessórios como adaptadores para cadeira auto são vendidos à parte.

Por isso, este carrinho destaca-se como uma excelente escolha para férias ou para quem procura um segundo carrinho prático e funcional. Contudo, não é o favorito absoluto, uma vez que não oferece a opção de alcofa — um recurso que alguns concorrentes possuem e que facilita muito o uso com recém-nascidos.

Embora o Bugaboo Butterfly não seja o favorito por não ter opção de alcofa, ele supera facilmente o UPPAbaby Minu, graças ao seu design mais leve, compacto, confortável e com um assento alongado. Além disso, ultrapassa o Stokke Yoyo por ser pequeno e quase fechar com uma mão, oferecendo assim um grande valor. Contudo, apenas perde para o Joolz, que oferece garantia de 10 anos e permite viajar com alcofa desde o início.

Ainda assim, o Butterfly merece um lugar de destaque, pois combina conforto, compacidade e preço competitivo, tornando-se uma escolha segura e que vale a pena para o segundo carrinho!