5 Melhores Cadeiras Auto para bebé 2025 (review em vídeo)
Escolher o ovinho (cadeira auto) ideal é uma das decisões mais importantes para quem vai ter um bebé. Afinal, é o primeiro sistema de retenção automóvel que vai proteger o recém-nascido desde o dia em que sai da maternidade.
Neste artigo, apresentamos o Top 5 dos melhores ovinhos de 2025, com base em 25 critérios técnicos, testes independentes como o ADAC, compatibilidade com bases Isofix, conforto térmico e facilidade de instalação. Cada modelo é analisado de forma prática e acessível, para ajudar as famílias a fazerem uma escolha informada e ajustada às suas necessidades e orçamento.
Descubra qual é o melhor ovinho para o seu bebé — com explicações claras, tabelas comparativas e conselhos de especialista.
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Veja a review em vídeo completa para ficar a saber ao pormenor toda a análise feita pela nossa especialista em segurança rodoviária infantil Cátia Neves ⬇️
Conclusão rápida: Entre todos os modelos analisados, o BeSafe Go Beyond destaca-se como o melhor ovinho, oferecendo uma combinação superior de segurança, conforto e preço.
Índice
- Besafe Go Beyond 399€ a 429€ (review em vídeo)
- BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size 239€ a 259€
- Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 259.99€
- Avionaut Pixel Pro 2.0 279€
- Britax Römer Baby-Safe Pro 289.90€ a 339.90€
- Ovinhos para bebé em segunda mão
- O que vai definir se um ovinho é bom ou não. Critérios de avaliação para o Top 5 Melhores Ovinhos para bebés
Tabela de comparação das 10 melhores ovinhos para bebé 2025
| Nome da cadeira | Posição no Top | Preço médio | Homologação | Altura adequada do bebé | Idade aconselhada | Peso aconselhado | Pontos de segurança do arnês | Largura Arnês | Arnês ajustável em altura | Arnês simétrico | Não reclinável | EPP | EPS | Protecção Impacto Lateral | Base Isofix compatível | Base com rotação | Nível Universal na base | Fabricante (Origem Europeia) | Tecido em rede | ADAC | Facilidade colocação bebé | Facilidade instalação | Apoio de cabeça em V | Redutor ajustável | Almofadas no apoio de cabeça |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Besafe Go Beyond | 1 | 399€ a 429€ | R129 i-Size | 40–87 cm | 0–15 meses | Até 13 kg | 5 | 2,5 cm | 11 níveis | Sim | Não | Sim | Não | Sim | Sim (299€) | Sim | Sim | Sim (Noruega) | Sim | 1.8 (segurança 1.5) – out/2024 | Muito bom | Muito bom | Sim | Sim | Sim |
| Besafe iZi Go Modular X2 | 2 | 239€ a 259€ | R129 i-Size | 40–75 cm | 0–9 meses | Até 13 kg | 5 | 4 cm | 5 níveis | Sim | Sim | Não | Sim | Sim | Sim (199€) | Não | Não | Sim (Noruega) | Sim | 1.7 (segurança 1.3) | Muito bom | Muito bom | Não | Sim | Sim |
| Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 | 3 | 259,99€ | R129 i-Size | 40–87 cm | 0–15 meses | Até 13 kg | 3 | 2,5 cm | 7 níveis | Sim | Não | Não | Sim | Não | Sim (269,99€) | Sim | Sim | Não (Dorel, Canadá) | ± | 2.2 (segurança 1.5) – mai/2024 | Bom | Bom | Sim | Sim | Sim |
| Avionaut Pixel Pro 2.0 C | 4 | 279€ | R129 i-Size | 40–86 cm | 0–15 meses | Até 13 kg | 3 | 2,5 cm | 3 níveis | Não | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim (219€) | Não | Não | Sim (Polónia) | Não | 3.3 (segurança 1.7) – mai/2025 | Razoável | Razoável | Não | Sim | — |
| Britax Römer Baby-Safe Pro | 5 | 289,90€ a 339,90€ | R129 i-Size | 40–85 cm | 0–15 meses | Até 13 kg | 3 | 2,5 cm | 5 níveis | Sim | Não | Não | Sim | Não | Sim (269.90€) | Sim | Sim | Sim (Alemanha/Reino Unido) | ± | — | Bom | Bom | Sim | Sim | Sim |
Cadeira Auto para bebé Besafe Go Beyond (review em vídeo da Bonabebe)
BeSafe Go Beyond – Tabela técnica detalhada
| Critério | Detalhes |
|---|---|
| Preço médio | 399€ a 429€ |
| Homologação | R129 i-Size |
| Altura adequada do bebé | 40–87 cm |
| Idade aconselhada | 0–15 meses |
| Peso aconselhado | Até 13 kg |
| Pontos de segurança do arnês | 5 pontos |
| Largura do arnês | 2,5 cm |
| Arnês ajustável em altura | Sim (11 níveis) |
| Arnês com ajuste simétrico | Sim |
| Reclinável | Sim |
| Material EPP | Sim |
| Material EPS | Não |
| Protecção contra impacto lateral (SIP) | Sim |
| Base Isofix compatível | Sim (Beyond Base – 299€) |
| Base com rotação | Sim |
| Nível universal na base | Sim |
| Fabricante (Origem Europeia) | Sim – Noruega (BeSafe – HTS) |
| Tecido respirável/em rede | Sim |
| Resultado no teste ADAC | 1.8 (Segurança: 1.5) – Outubro 2024 |
| Facilidade na colocação do bebé | Muito bom |
| Facilidade na instalação | Muito bom |
| Apoio de cabeça em V | Sim |
| Redutor ajustável | Sim |
| Almofadas anexadas ao apoio de cabeça | Sim |

Quando se trata de uma escolha tão importante como proteger a vida do nosso bebé, é essencial considerar vários fatores. Para começar, destacamos o BeSafe Go Beyond, que obteve a melhor classificação de segurança nos testes ADAC, com uma pontuação de 1.5 no critério de segurança.

Contudo, é importante lembrar que os testes são apenas um guia — úteis, sim, mas não uma verdade absoluta. Afinal, a escolha de um ovinho vai além da pontuação: depende do carro, do bebé e de vários outros fatores. Por isso, é essencial avaliar o conjunto como um todo, desde os materiais até à instalação e ao conforto diário da criança.

Para garantir um ajuste preciso ao longo do crescimento do bebé, o ovinho Go Beyond da BeSafe oferece 11 níveis de regulação no apoio de cabeça. Ao mesmo tempo, permite ajustar de forma simétrica a altura do arnês de 5 pontos, assegurando sempre a máxima segurança e conforto.

Além do revestimento exterior em EPP, que torna o ovinho Go Beyond mais leve, durável e seguro, o apoio de cabeça também é revestido com este material. Graças a uma tecnologia exclusiva de recorte da marca, o sistema oferece uma absorção dinâmica de energia extremamente eficaz em caso de impacto.

A BeSafe criou uma tecnologia exclusiva para eliminar as folgas nos ovinhos reclináveis de outras marcas. Embora ovinhos reclináveis sejam comuns, a maioria altera o ajuste do arnês ao reclinar. Por isso, a BeSafe desenvolveu um sistema que mantém o arnês sempre ajustado corretamente, mesmo na reclinação ou posição vertical.

Além desta inovação no arnês, a BeSafe preocupou-se também com a segurança em caso de acidente. Se o ovinho estiver reclinado, o Go Beyond retorna automaticamente à posição mais vertical durante uma travagem brusca ou impacto, garantindo que as forças sejam absorvidas pela cadeira e não pelo bebé.


Para prevenir o sobreaquecimento do bebé no ovinho, estão disponíveis tecidos em rede mesh que facilitam a regulação da temperatura. Este recurso é especialmente vantajoso em países como Portugal, onde os verões tendem a ser muito quentes. Contudo, é importante lembrar que o tecido em mesh não elimina completamente a possibilidade do bebé transpirar no ovinho.


A praticidade e conveniência deste ovinho não ficam por aqui. É também compatível com várias marcas de carrinhos de passeio como: Nuna, Joolz, Cybex, MimaKids, Bugaboo … entre outras. Basta utilizar os respetivos adaptadores universais.

A capota do ovinho Go Beyond é ampla e, além disso, inclui uma funcionalidade muito prática. O ajuste de cada lado é independente, o que permite estender mais o lado que protege o bebé, enquanto o outro fica recolhido para que possa continuar a observá-lo facilmente.

Além disso, pode ser instalado com a Base Isofix Beyond (vendida em separado) ou com os cintos do automóvel. Se instalar com a Base Isofix Beyond terá a vantagem de poder girar o ovinho para a porta do automóvel para uma maior conveniência ao colocar e retirar o seu bebé.


Incluído está também o novo e melhorado SIP (Side Impact Protection), que agora utiliza EPP, o que ajuda a absorver 20% mais forças em caso de impacto lateral. Além disso, deve estar sempre colocado do lado da porta do automóvel para garantir a máxima proteção.

Podemos afirmar, sem dúvida, que o ovinho Go Beyond é uma cadeira auto para bebés incomparável. Além disso, todas as suas características de segurança e conforto acrescentam valor significativo, justificando claramente o investimento e a diferença de preço face a outros ovinhos no mercado.

Cadeira Auto para bebé BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size
Tabela técnica detalhada
| Critério | Detalhes |
|---|---|
| Preço médio | 239€ a 259€ |
| Homologação | R129 i-Size |
| Altura adequada do bebé | 40–75 cm |
| Idade aconselhada | 0–9 meses |
| Peso aconselhado | Até 13 kg |
| Pontos de segurança do arnês | 5 pontos |
| Largura do arnês | 4 cm |
| Arnês ajustável em altura | Sim (5 níveis) |
| Arnês com ajuste simétrico | Sim |
| Reclinável | Não |
| Material EPP | Não |
| Material EPS | Sim |
| Protecção contra impacto lateral (SIP) | Sim |
| Base Isofix compatível | Sim (Izi Modular i-Size Base – 199€) |
| Base com rotação | Não |
| Nível universal na base | Não |

Em segundo lugar, surge novamente a marca norueguesa BeSafe, desta vez com o modelo iZi Go Modular X2 i-Size. Esta cadeira auto destaca-se como a escolha mais acertada do ranking, especialmente para quem procura segurança a um preço mais acessível.

Mas porquê é considerada a escolha certa? Porque oferece a segunda melhor classificação de segurança entre todos os modelos apresentados, com uma pontuação impressionante de 1.3 nos testes da ADAC. E tudo isto a um valor mais reduzido: o ovinho está disponível a partir de 175€ e a base Isofix compatível por cerca de 190€. Além disso, é possível utilizar o ovinho sem a base, o que reduz ainda mais o investimento inicial.

A base iZi Modular é compatível com a cadeira seguinte, que pode ser usada até aos 105 cm ou cerca de 4 anos. Embora esta cadeira seguinte não seja tão alta quanto a Go Beyond (que termina aos 125 cm), tem costas mais compridas do que as restantes opções do top 5, oferecendo um uso prolongado em segurança.

Apesar de a classificação ADAC ser uma excelente referência, ela não é absoluta. A BeSafe Go Beyond está acima no ranking não apenas pela segurança, mas pela inovação e pela extensão de uso. No entanto, o modelo iZi Go Modular X2 é, sem dúvida, a opção que oferece o melhor equilíbrio entre qualidade, segurança e preço.

Apesar de ser uma excelente opção, a BeSafe iZi Go Modular X2 fica atrás da Go Beyond por um motivo principal: os materiais utilizados. Embora este modelo ofereça proteção completa, utiliza EPS (Poliestireno Expandido) em vez de EPP (Polipropileno Expandido). Esta diferença reduz a durabilidade geral do produto, estimando-se uma vida útil de cerca de 5 anos, enquanto modelos com EPP podem durar entre 10 a 15 anos.

Além disso, o EPS tem uma capacidade de absorção de impacto inferior. É eficaz, mas não atinge o mesmo nível de excelência na absorção das forças G em caso de acidente. Ainda assim, para quem pretende utilizar o ovinho apenas durante o primeiro ano de vida do bebé, este ponto não será necessariamente um problema.

A BeSafe iZi Go Modular X2 é adequada dos 40 aos 75 cm, o que corresponde, em média, aos primeiros 6 a 9 meses de vida. A limitação nos centímetros não é uma grande desvantagem, pois muitos bebés, por volta dos 6 meses, já preferem viajar numa posição mais sentada.

Relativamente à base Isofix, é importante referir que não é giratória nem tem nivelamento universal. Por isso, pode haver variações na inclinação do ovinho consoante o modelo do automóvel. É possível que, ao testar o ovinho na loja, este pareça mais reclinado do que no carro — uma situação comum em bases sem sistema de nivelamento.

Por outro lado, continua a cumprir com a homologação R129 i-Size e oferece um arnês de 5 pontos, com ajuste em altura em 5 níveis e largura de 4 cm, garantindo segurança e conforto.

Por fim, a BeSafe destaca-se pelo seu compromisso com a segurança. Em caso de acidente, a marca compromete-se a substituir a cadeira, desde que sejam cumpridos os requisitos definidos. Este tipo de apoio ao consumidor representa uma vantagem significativa, sobretudo porque cadeiras em segunda mão podem representar um risco real para a segurança do bebé. Posto isto, se procura a melhor relação entre preço, segurança e compatibilidade futura, a BeSafe iZi Go Modular X2 é a escolha mais acertada.

Cadeira Auto para bebé Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2
Tabela técnica detalhada
| Critério | Detalhes |
|---|---|
| Preço médio | 259,99€ |
| Homologação | R129 i-Size |
| Altura adequada do bebé | 40–87 cm |
| Idade aconselhada | 0–15 meses |
| Peso aconselhado | Até 13 kg |
| Pontos de segurança do arnês | 3 pontos |
| Largura do arnês | 2,5 cm |
| Arnês ajustável em altura | Sim (7 níveis) |
| Arnês com ajuste simétrico | Sim |
| Reclinável | Sim (com base basculante) |
| Material EPP | Não |
| Material EPS | Sim |
| Proteção contra impacto lateral (SIP) | Não |
| Base Isofix compatível | Sim (FamilyFix 360 Pro – 249,99€) |
| Base com rotação | Sim |
| Nível universal na base | Não |
| Fabricante (Origem Europeia) | Não – Dorel (Canadá) |
| Tecido respirável/em rede | +/- |
| Resultado no teste ADAC | 2.2 (Segurança: 1.5 – Maio 2024) |
| Facilidade na colocação do bebé | Bom |
| Facilidade na instalação | Bom |
| Apoio de cabeça em V | Não |
| Redutor ajustável | Sim |
| Almofadas anexadas ao apoio de cabeça | Sim |

Em terceiro lugar, surge a Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2, um ovinho inovador que se destaca pela possibilidade de deslizar para fora da base, facilitando a colocação do bebé. A Maxi-Cosi é uma marca que investe fortemente em segurança, mas também em usabilidade e praticidade para os pais.

Nos testes da ADAC, a Pebble 360 Pro2 obteve uma pontuação global de 2.2, com 1.5 em segurança. É, por isso, uma opção bastante fiável. Além disso, a marca trabalha continuamente para minimizar os erros de instalação, e destaca-se pelos manuais de instrução acessíveis e detalhados, que ajudam os pais a garantir uma instalação correta.

No entanto, face à BeSafe Go Beyond, perde em dois pontos importantes: não possui arnês de 5 pontos e a largura do arnês é inferior. Ainda assim, a cadeira é totalmente revestida com EPS, conta com tecnologia G-CELL para absorção dinâmica de impacto e oferece sete níveis de ajuste no apoio de cabeça, permitindo que o arnês esteja sempre ao nível correto do ombro do bebé — um fator essencial para a segurança.

Tal como a BeSafe, a Maxi-Cosi também substitui a cadeira em caso de acidente, desde que sejam cumpridos os requisitos indicados pela marca.

Por fim, embora a combinação de preços da Pebble 360 Pro2 com a base seja mais competitiva do que a BeSafe Go Beyond, este modelo não ocupa o topo do ranking porque o sistema de reclinação é basculante — o que implica ligeiras variações no ajuste do arnês conforme a inclinação.

Além disso, é precisamente essa reclinação basculante que exige um cuidado extra por parte dos pais. Por exemplo, se o bebé for colocado no ovinho numa posição mais deitada e, já no automóvel, a inclinação for alterada para mais vertical, o arnês pode ficar com demasiada folga. Isto acontece porque, ao reclinar, o corpo do bebé muda ligeiramente de posição, e o arnês deixa de estar bem ajustado.

Embora não seja um defeito, é um pormenor técnico que deve ser corrigido manualmente antes de cada viagem. Caso contrário, a folga no arnês pode comprometer a segurança do bebé, sobretudo em caso de travagem brusca ou acidente. Ou seja, o sistema funciona bem, desde que os pais tenham atenção redobrada ao reapertar o arnês sempre que ajustam a inclinação.

Por esse motivo, recomenda-se, sempre que possível, utilizar a cadeira na posição mais sentada, onde a tensão do arnês permanece mais estável e a estrutura do ovinho atua como um escudo protetor mais eficaz. Esta orientação aplica-se especialmente a viagens longas ou quando o automóvel não oferece um bom ângulo de base.

Finalmente, importa reforçar que a Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 é compatível com a cadeira seguinte da mesma linha — a Pearl 360 Pro, adequada até aos 105 cm ou cerca de 4 anos. Assim, os pais podem manter a mesma base, tornando este investimento mais eficiente a longo prazo.

Cadeira Auto para bebé Avionaut Pixel Pro 2.0
Tabela técnica detalhada
| Critério | Detalhes |
|---|---|
| Preço médio | 279€ |
| Homologação | R129 i-Size |
| Altura adequada do bebé | 40–86 cm |
| Idade aconselhada | 0–15 meses |
| Peso aconselhado | Até 13 kg |
| Pontos de segurança do arnês | 3 pontos |
| Largura do arnês | 2,5 cm |
| Arnês ajustável em altura | Não (3 posições por regulação de redutor) |
| Arnês com ajuste simétrico | Não |
| Reclinável | Não |
| Material EPP | Sim |
| Material EPS | Sim |
| Proteção contra impacto lateral (SIP) | Sim |
| Base Isofix compatível | Sim (Avionaut IQ 2.0 C) |
| Base com rotação | Não |
| Nível universal na base | Não |
| Fabricante (Origem Europeia) | Sim – Polónia |
| Tecido respirável/em rede | Não |
| Resultado no teste ADAC | 3.3 (Segurança: 1.7 – Maio 2025) |
| Facilidade na colocação do bebé | Razoável |
| Facilidade na instalação | Razoável |
| Apoio de cabeça em V | Não |
| Redutor ajustável | Sim (em camadas, por tamanho do bebé) |
| Almofadas anexadas ao apoio de cabeça | Não |

Em quarto lugar, temos a marca polaca Avionaut, com o modelo Pixel Pro 2.0. Esta cadeira inclui uma base giratória compatível com a cadeira seguinte, equipada com um sistema de indicação que confirma se está corretamente instalada — um detalhe que reduz significativamente o risco de erro. Tal como nas restantes opções do top 4, esta base gira apenas para o lado e bloqueia na posição contra a marcha quando o ovinho está instalado, o que aumenta a segurança.

Além disso, tal como nas restantes opções do top 4, esta base gira apenas para o lado e bloqueia na posição contra a marcha quando o ovinho está instalado, o que aumenta a segurança

Nos testes ADAC, obteve uma excelente pontuação de 1.7 em segurança e uma avaliação global de 3.3, influenciada sobretudo pela complexidade no ajuste dos redutores. De facto, o arnês tem um único ponto de regulação, sendo ajustado indiretamente através da almofada redutora — um sistema menos prático, mas funcional.

Por outro lado, esta cadeira destaca-se pelo uso extensivo de EPP em toda a estrutura, o que garante uma absorção eficaz das forças G em caso de impacto.

Cobre uma altura dos 40 aos 86 cm e, no total, permite até cinco níveis de ajuste de altura, embora o sistema não seja o mais intuitivo.

Apesar de não oferecer substituição gratuita em caso de acidente, continua a ser uma escolha sólida de uma marca europeia, com um elevado padrão de segurança para o seu bebé.

Contudo, um ponto muito positivo é que a marca oferece 10 anos de garantia, reforçando o compromisso com a durabilidade e qualidade do produto.

Cadeira Auto para bebé Britax Römer Baby-Safe Pro
| Critério | Detalhes |
|---|---|
| Preço médio | 289,90 € a 339,90 € |
| Homologação | R129 i-Size |
| Altura adequada do bebé | 40–85 cm |
| Idade aconselhada | 0–15 meses |
| Peso aconselhado | Até 13 kg |
| Pontos de segurança do arnês | 5 pontos |
| Largura do arnês | 2,5 cm |
| Arnês ajustável em altura | Sim (5 níveis) |
| Arnês com ajuste simétrico | Sim |
| Reclinável | Sim (com base basculante) |
| Material EPP | Não |
| Material EPS | Sim |
| Proteção contra impacto lateral (SIP) | Não |
| Base Isofix compatível | Sim (Flex Base Pro – 319 €) |
| Base com rotação | Sim |
| Nível universal na base | Não |
| Fabricante (Origem Europeia) | Sim – Alemanha |
| Tecido respirável/em rede | +/– |
| Resultado no teste ADAC | 3.3 (Segurança: 1.6 – Maio 2025) |
| Facilidade na colocação do bebé | Bom |
| Facilidade na instalação | Bom |
| Apoio de cabeça em V | Não |
| Redutor ajustável | Sim |
| Almofadas anexadas ao apoio de cabeça | Sim |

Em quinto lugar, temos a Britax Römer Baby-Safe Pro, equipada com base giratória e compatível com a cadeira auto seguinte. Com homologação R129 i-Size, é adequada para bebés dos 40 aos 85 cm.

No que diz respeito aos materiais, destaca-se pela presença de EPP na parte superior, o que contribui para uma melhor absorção de energia. No entanto, essa proteção não se estende a toda a estrutura, o que justifica a sua posição neste ranking.

Por outro lado, oferece tecidos ligeiramente mais respiráveis na zona do redutor, dependendo da versão, o que representa uma vantagem face a algumas das opções anteriores — embora não chegue ao nível de uma malha de rede.

Tal como outros modelos desta lista, permite viajar em posição mais deitada através do sistema de reclinação basculante. No entanto, esta funcionalidade pode originar folgas no arnês caso se altere a inclinação sem o reajustar, o que requer maior atenção dos pais.

Além disso, a marca não oferece substituição da cadeira em caso de acidente.

Ainda assim, trata-se de uma escolha segura e fiável, produzida por uma das marcas mais reconhecidas mundialmente no setor da segurança automóvel infantil.

Ovinhos para bebé em segunda mão: Não!
Há muitos artigos que podem ser adquiridos em segunda mão, mas um ovinho ou cadeira auto para bebé definitivamente não é um deles. Tal como não usaríamos uma agulha usada para vacinar o nosso bebé, o mesmo se aplica ao ovinho.
- Cada cadeira auto para bebé está feita para um só acidente (quer o bebé esteja lá dentro ou não), logo se houve acidente a cadeira não deve ser mais utilizada. Existem marcas que vos dão uma cadeira nova em caso de acidente (observando determinadas condições dependendo da marca);
- Não há qualquer forma fidedigna de avaliar a segurança do ovinho para bebé. A única forma é um crash test e ele fica inutilizado. Por isso esqueçam os sítios que vos dizem que conseguem reparar e deixar como novos.
- A maior parte dos ovinhos em Portugal tem o plástico exterior comprometido (logo a segurança está comprometida) devido ao tempo que passam a exposição solar directa.
- Cada ovinho tem uma vida útil aproximada de 5 anos
Se a opção for entre um ovo mediano em segurança novo e o melhor ovinho para bebé em segunda mão: escolha o ovinho mediano!
O que vai definir se um ovinho para bebé é bom ou não
Critérios de avaliação para o top 10 melhores ovinhos para bebé
Os critérios que definem se um ovinho é bom ou não são muito semelhantes aos que definem se uma cadeira contra a marcha é boa ou não. A saber:
- Pontos de segurança do arnês dos ovinhos para bebé
- Largura do arnês do ovinho
- Arnês do ovinho para bebé ajustável em altura
- Arnês ajustável de forma simétrica
- Ovinho para bebé não reclinável
- Homologação do ovinho: r129 vs R4404
- Material de absorção de energia: EPS e/ou proteção de impacto lateral
- Possibilidade de utilização de base isofix ou não
- Marcas de origem Europeia
- Marcas com mais de 30 anos de presença no mercado
- Respirabilidade do tecido do ovinho: tecido em rede
- Resultado em testes de consumidores
- Comprimento máximo de costas
- Preço
- Facilidade de colocação do bebé no ovinho
- Facilidade de instalação do ovinho de bebé
- Almofadas anexadas ao apoio de cabeça
- Sistema de feedback da base ISOfix
- Altura adequada do bebé
- Peso máximo do bebé
- Idade adequada do bebé
- Base Isofix com possibilidade de rotação
- Apoio de cabeça em V
- Redutor ajustável
1. Pontos de segurança do arnês dos ovinhos para bebé


As cadeiras auto (ovinho) para bebé com arnês de 5 pontos obtêm melhores classificações em segurança, já que permitem uma maior dispersão das forças G no corpo do bebé em caso de acidente. Para ilustrar este conceito de forma simples, costumo usar o seguinte exemplo nos nossos workshops: imagine que precisa de transportar uma mochila com 20 kg no interior e pode escolher entre estas opções:
Qual escolheria? Se for como eu, escolheria sem dúvida a mochila A para evitar dores de costas. O arnês de 5 pontos do ovinho vai promover isto mas x1000: as forças do acidente são dispersas por uma maior zona do corpo do bebé e, vão inclusivamente distribuir pelas zonas mais rijas (anca) em vez de sobrecarregarem as zonas moles do corpo (abdómen). As cadeiras auto a seguir ao ovinho já vêm quase todas com arnês de 5 pontos exatamente por este motivo.
2. Largura do arnês do Ovinho

Voltando ao exemplo anterior da mochila de 20 kg, qual seria a mochila que escolheria? A ou B?


Imagino que tenha escolhido a mochila A para evitar ficar com marcas dolorosas nos ombros. Então percebe porque um arnês de 4 cm seja mais seguro para o bebé do que um arnês com 2 cm de largura: o arnês de 2cm vai concentrar as Forças G numa área mais reduzida podendo provocar mais lesões. Da mesma forma, as cadeiras auto a seguir ao ovinho têm quase sempre um arnês mais largo e com 4cm.
3. Arnês do ovinho para bebé ajustável em altura

Esta funcionalidade é essencial tanto para a segurança como para a durabilidade do ovinho. Para garantir uma utilização adequada, o arnês deve estar sempre ao nível dos ombros do bebé (ver figura abaixo). Um arnês que não é ajustável em altura é comparável a um relógio parado: acerta apenas duas vezes por dia. Ou seja, o ovinho ou cadeira auto estará corretamente ajustado apenas quando o bebé nasce e utiliza o redutor, e novamente quando já não precisa dele — deixando o ajuste incorreto durante todo o período intermédio.

Muitas vezes recebo fotografias de bebés que têm o arnês do ovinho demasiado para baixo, o que resulta nas alças a descaírem pelos ombros e no bebé a só estar retido na anca. As consequências em caso de acidente são nefastas uma vez que o bebé sai do ovo em vez de ficar protegido dentro dele.
4. Arnês ajustável de forma simétrica

Alguns ovinhos para bebé têm um sistema de ajuste do arnês independente para cada lado — ou seja, primeiro ajusta-se a alça esquerda, depois a direita. O grande risco aqui está no erro humano: é fácil deixar as alças em alturas diferentes, criando um ajuste assimétrico. Em caso de acidente, essa diferença pode provocar lesões graves, já que há maior pressão de um lado ou, pior, o bebé pode não estar devidamente retido e sair do ovinho. Em resumo, quando o arnês não está simetricamente ajustado, a segurança da cadeira auto fica seriamente comprometida.

5. Ovinhos para bebé não reclináveis
Alguns ovinhos no mercado oferecem a possibilidade de reclinar ou deitar o bebé, mas esta funcionalidade pode ser menos segura do que os modelos fixos, sobretudo devido ao risco de uso indevido. É importante lembrar que o ovinho é uma cadeira auto desenhada especificamente para utilização no automóvel — e não para longos passeios encaixado no carrinho de bebé.

Passear o bebé dentro do ovinho pode comprometer não só a sua saúde, como também a sua segurança. Quando exposta aos raios UV, a parte exterior do ovinho — geralmente em plástico — começa a degradar-se, tal como acontece com molas de roupa deixadas ao sol. Este desgaste acelera o envelhecimento da cadeira auto e pode comprometer seriamente a sua eficácia em caso de acidente. Em vez de absorver o impacto, os materiais podem partir-se, o que é extremamente perigoso. Além disso, em termos de ergonomia, os ovinhos que permitem a posição deitada tendem a receber avaliações negativas, o que justifica a sua exclusão do nosso top 10.
As razões para essa classificação mais baixa são as seguintes:

- Um ovinho reclinável dá uma falsa segurança de utilização prolongada fora do contexto automóvel e um grande incentivo à sua utilização nos carrinhos de bebé. Os bebés ao estarem deitados por longos períodos num ovo:
- podem criar problemas de plagiocefalia (ver estudo);
- têm um risco superior de saturação de oxigénio e, o facto do ovo deitar, não ajuda a diminuir o risco (ver estudo)
- correm o risco de sobreaquecimento – uma vez que continuam deitados numa superfície em EPS- (consegue observar isto sempre que retirar o seu bebé do ovinho: vai ver que está completamente encharcado – principalmente na Primavera e Verão);
-
- é clinicamente desaconselhado a utilização dos ovinhos fora do contexto automóvel (ver estudo)
- os fabricantes desaconselham a utilização do ovinho por períodos superiores a 1h30.
Sem rodas incorporadas:
Exatamente pelos mesmos motivos que dei para o não reclinável: incentiva a utilização prolongada do ovinho, compromete a durabilidade e a integridade dos materiais e prejudicial à saúde do bebé.
6. Homologação
Os ovinhos para bebé estão homologados por duas homologações distintas: R129 (mais actual e mais segura) e R4404, os que tiverem a homologação R129 recebem uma pontuação mais elevada.
-
- A R129:
- Utiliza Q-dummies (maior biofidelidade – grau com que consegue representar o sistema biológico no qual é baseado – que os P-dummies) para avaliação de critérios de avaliação de um crash-test;
- A R129:

-
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- Critérios de lesão avaliados: aceleração de peito, cabeça e abdominal
- Dummy Q0: ainda não tem sensores no abdómen;
- Aprovação com base na altura do bebé ou criança;
- Crash test realizados: impacto traseiro, impacto frontal e impacto lateral
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- Não existem grupos de cadeiras auto;
- Peso máximo e altura máxima do ovinho: fica ao critério do fabricante e dependente do dummie utilizado para aprovação;
- Começou a ser gradualmente introduzida desde 2013;
- É comummente conhecida como i-Size (embora este nome não esteja 100% correto em termos técnicos);
- R4404
- Entrou em vigor em 1980 e foi descontinuada no final de 2023
- As cadeiras auto estão divididas em grupos: 0; 0+; 1, 2, 3
- Crash test realizados: impacto traseiro e impacto frontal
- Critérios de lesão avaliados: aceleração de peito e cabeça
- Utiliza P-dummies para avaliação de critérios de segurança)
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- Dummy P0: não tem quaisquer sensores e é apenas uma massa com peso com um formato de um bebé.
- Aprovação com base no peso do bebé ou da criança;
- Peso máximo do ovinho: 13kg
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7. Material de absorção de energia: EPS e/ou proteção de impacto lateral

Nos meus workshops de Segurança Rodoviária infantil, costumo brincar com os pais sobre a tendência que têm de apalpar os ovinhos para bebé para perceberem se são bons. Este comportamento é completamente normal e revela que, muitas vezes, o nosso foco está mais no conforto — afinal, fazemos o mesmo quando escolhemos um sofá ou uma cadeira — do que na segurança. No entanto, um bom ovinho deve estar coberto a 100% com EPS (e não apenas ter uma camada fina na cabeça) e ser suficientemente rígido para garantir a proteção adequada.

Para além do EPS podemos também procurar por materiais de absorção dinâmica de energia. Este tipo de materiais são especialmente importantes para proteger o bebé em caso de impacto lateral, uma vez que garantem suavidade na zona de contacto (parte interior dobra-se) e fica mais rijo na parte exterior.

8. Possibilidade do ovinho para bebé utilizar uma base ISOfix
O sistema isofix é o método mais eficiente para evitar os erros comuns na instalação. Assim, ovinhos para bébé que possam ter uma base isofix compatível vão ser premiados.
9. Marcas de origem europeia
Na minha avaliação privilegio marcas de origem europeias. A minha experiência neste mercado tem-me ensinado que os valores das marcas europeias estão mais alinhados com os nossos como sejam o valor de vida humana individual, a forma como se tratam os trabalhadores e as respetivas condições de trabalho, a pegada ecológica, etc. Assim apresento-vos as marcas de origem europeias:
- BeSafe – HTS Norueguesa;
- Chicco –Artsana SpA Italiana;
- Jane (Espanhola);
- Klippan (Oy Klippan AB Filandesa)
- Britax-Roemer- Uk – fundo privado Nordic Capital
- Avionaut (Polaca);
- Axkid (Sueca);
- Swandoo (Austria)
Origem de outras marcas que trabalham no nosso mercado:
- Maxi-Cosi (Dorel, Canadiana)
- Cybex(Chinesa – Goodbaby );
- Joiebaby ( HK – chinesa);
- Nunababy(EUA e HK – mesmo grupo que joie e graco);
10. Marcas com mais de 30 anos de presença no mercado
Aposto que não quer que o seu bebé seja uma cobaia do ovinho daquela marca, certo? É por isso mesmo muito importante que a marca esteja no mercado há bastante tempo, que invista imenso em investigação e desenvolvimento, que saiba o que se passa com as suas cadeiras auto em contexto de acidente na vida real, que tenha tido tempo para incorporar melhorias.
Ao longo destes meus 20 anos de mercado já vi muitas cadeiras auto para criança aparecerem no mercado com um nome e uma marca, terem resultados desastrosos em termos de segurança, não cumprirem minimamente com os requisitos de segurança (apesar de estarem homologadas), serem expulsas… só para mais tarde, voltarem a aparecer com outro nome e outra marca.
- BeSafe (1963);
- Britax-Roemer (1938);
- Chicco (1958);
- Maxi-Cosi (1984);
- Jane (1932);
- Klippan (1959 Filandesa)
Marcas com menor número de anos presentes no nosso mercado:
- Nunababy(2007 Holanda);
- Cybex(2005);
- Avionaut (2009 Polonia);
- Axkid (2009 Sueca);
- Joie(2009);
- Swandoo (2014 Austria)
11. Respirabilidade do tecido do ovinho: tecido em rede

O tecido em rede 3D proporciona muito maior circulação de ar, assim como atua como absorvente do calor e da humidade. Isto é especialmente importante, num país como o nosso onde faz imenso calor, para aumentar o conforto de bebé em viagem e promover uma condução preventiva por parte dos cuidadores (quem consegue estar concentrado na estrada com um bebé a gritar e a espumar dentro do carro?)
12. Resultado obtido em testes de consumidor dos ovinhos para bebé
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O que são?
São testes realizados por organizações independentes de consumidores e, normalmente, acontecem duas vezes por ano. Além disso, os ovinhos para bebé são adquiridos diretamente em lojas especializadas, garantindo que o fabricante não controla qual cadeira auto será testada, o resultado ou a sua divulgação. Por isso, é comum não encontrar a avaliação de uma cadeira específica, pois cabe à organização decidir quais os modelos relevantes para o mercado em questão.
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- Stiftung Warentest: organização alemã de testes de consumidor e que coopera com a ADAC
- ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobilclub) , trocando por miúdos, é o nosso ACP, ou seja, um clube automóvel que vende uma série de serviços, seguros e por vezes produtos.
- ÖAMTC (Österreichischer Automobil, Motorrad & Touring Club) – é como o nosso ACP
- TCS (Touring Club Schweiz)- idem
- DECO: Associação de consumidor que publica resultados tendo como fonte os testes feitos pela ADAC e cuja a fonte de financiamento é a subscrição dos consumidores
- Stiftung Warentest: organização alemã de testes de consumidor e que coopera com a ADAC

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Critérios Utilizados:
- 50% Segurança: são realizados vários testes com diferentes impactos, angulos e diferentes tamanhos de crash test dummies numa estrutura de um Volkswagen Polo
- 40% Manuseamento: aqui utilizam engenheiros e pessoas comuns para fazer a instalação da cadeira auto no automóvel de acordo com o manual de instruções e avalia-se: risco de má instalação; risco de utilização indevida; facilidade de prender a criança com o arnês; instalação e desinstalação; ajustes de tamanho; manual do utilizador; limpeza e manutenção.
- 10% ergonomia: posição sentado, conforto, espaço para a criança, espaço que a cadeira ocupa no carro.
- Químicos: não impactam o score se o resultado for inferior a 3.5. Os químicos testados são:
- PAH (Polycyclic Aromatic Hydrocarbons) – Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos
- Phthalate (softeners)
- Organophosphate (flame retardant)
- Phenols
- Formaldehyde
13. Comprimento máximo de costas
Esta característica, no ovinho para bebé, não é a mais importante, pois existem várias condições que podem antecipar a saída do bebé do ovinho. Por exemplo, alguns bebés não gostam de viajar deitados a partir dos 4 a 6 meses, outros desenvolvem muita curiosidade e precisam de ver o exterior, e ainda há dinâmicas de viagem que exigem maior atenção do cuidador. Portanto, esta característica não influencia diretamente a pontuação, mas serve como informação adicional caso o seu critério de desempate seja o tamanho do ovinho.
14. Preço
Quanto mais alto for o preço do ovinho para bebé menor pontuação ele terá, e só será compensado pelas características adicionais de segurança que estejam nele incorporados.
15. Facilidade de colocação do bebé no ovinho
É necessário que seja simples a colocação do bebé no ovinho, até para diminuir o número de erros na instalação (para ver como colocar o bebé no ovinho espreite o meu outro artigo onde mostro passo a passo o que ter em consideração).
Aqui, tive em consideração a existência de ímanes para afastar/segurar o arnês (e evitar as atrapalhações de procurar o arnês na hora de colocar o bebé), a facilidade de apertar/libertar o arnês (o botão onde tudo encaixa), visibilidade do libertador do arnês (botão que permite dar folga aos cintos).
16. Facilidade de instalação do ovinho de bebé no automóvel
No meu workshop de segurança Rodoviária infantil reforço sempre que de nada serve ter o melhor ovinho do mercado se depois ele está incorretamente instalado, as consequências, de um ovinho para bebé (na realidade, de qualquer cadeira auto) estar mal instalado, são nefastas e a realidade é que cerca de 70% das cadeiras auto estão incorretamente instaladas)
Mesmo que possam utilizar sistema ISOfix muitos ovinhos vão ser instalados no automóvel com sistema de cintos, principalmente quando um dos cuidadores é mais ansioso e viaja sozinho (ver artigo ou review abaixo dos cuidados a ter quando viajamos sozinhos e qual o lugar mais seguro).
Assim aqui vou avaliar se é intuitivo a forma de deixar a pega de segurança, de passar os cintos, se as ilustrações nas laterais são fáceis de interpretar.

17. Almofadas anexadas ao apoio de cabeça
Como os pais perdem frequentemente os acessórios dos ovinhos para bebé, as almofadas de proteção do arnês são dos itens mais encomendados — tanto na Bonabebe como em lojas internacionais. Por isso, quando estas almofadas estão fixas ao ovinho, é uma enorme vantagem. Em caso de acidente, usar o arnês sem proteção pode provocar cortes no bebé.
18. Sistema de feedback da base ISOfix do ovinho para bebé

Quanto mais feedback o sistema ISOfix nos der acerca da instalação mais fácil é uma instalação correta. Actualmente já existem sistemas ISOfix com feedback visual e sonoro em cada fase e outros, com apenas feedback sonoro nalgumas partes. Não vai ser um item preponderante na minha avaliação uma vez que muitos ovinhos tendem a ser presos com cintos, principalmente nos primeiros 6 meses de vida do bebé.
19. Altura adequada dos ovinhos para bebé
Aqui, verifiquei se a altura indicada no selo de homologação é compatível com o comprimento real das costas do ovinho. Embora este critério não pese muito na pontuação final, ajuda a alinhar expectativas. Afinal, alguns fabricantes indicam alturas máximas que não correspondem ao espaço útil da cadeira.
20. Peso máximo do bebé

O peso máximo dos ovinhos para bebé é pouco relevante, pois, em 20 anos de experiência, nunca vi um bebé atingir esse limite — normalmente atingem o limite de altura muito antes. Por isso, esta informação não influencia significativamente a avaliação, mas serve como dado informativo.
21. Idade adequada de utilização dos ovinhos para bebé
Sei que os ovinhos para bebé são frequentemente recomendados como a opção mais segura, e que o ideal será prolongar a sua utilização pelo máximo tempo possível. Contudo, concordo com esta afirmação apenas se as viagens forem tranquilas e não houver bebés desconfortáveis ou agitados no ovinho. Além disso, a verdade é que nunca sabemos exatamente que tipo de bebé vamos ter. Por isso, não acho relevante investir excessivamente num ovinho para bebé logo nesta fase inicial, de modo a manter as opções mais flexíveis para a cadeira seguinte. Em resumo, é fundamental ter um ovinho seguro, mas não necessariamente um ovinho que dure demasiado tempo.
22. Base Isofix dos ovinhos para bebé com possibilidade de rotação

Na fase do Ovinho, não acho esta característica muito relevante. Pois, quer a base gire ou não, nós vamos sempre ter tendência a girar o ovinho sobre a base quando colocamos o bebé no automóvel.
23. Apoio de cabeça em V
Neste ponto a preocupação da avaliação era a capacidade do ovinho conseguir conter a cabeça do bebé sem demasiado movimento.
24. Redutor ajustável dos ovinhos para bebé
À semelhança do que observamos para o arnês ajustável também um redutor ajustável vai permitir a correta colocação do bebé no ovinho. Acaba por influenciar o ângulo com que o bebé viaja assim como a posição do arnês.












