5 melhores ovinhos

5 Melhores Cadeiras Auto para bebé 2025 (review em vídeo)

Escolher o ovinho (cadeira auto) ideal é uma das decisões mais importantes para quem vai ter um bebé. Afinal, é o primeiro sistema de retenção automóvel que vai proteger o recém-nascido desde o dia em que sai da maternidade.

Neste artigo, apresentamos o Top 5 dos melhores ovinhos de 2025, com base em 25 critérios técnicos, testes independentes como o ADAC, compatibilidade com bases Isofix, conforto térmico e facilidade de instalação. Cada modelo é analisado de forma prática e acessível, para ajudar as famílias a fazerem uma escolha informada e ajustada às suas necessidades e orçamento.

Descubra qual é o melhor ovinho para o seu bebé — com explicações claras, tabelas comparativas e conselhos de especialista.

Subscreva a  Newsletter na loja bonabebe.pt para comprar cada um destes carrinhos com 10% de desconto.

Veja a review em vídeo completa para ficar a saber ao pormenor toda a análise feita pela nossa especialista em segurança rodoviária infantil Cátia Neves ⬇️

Conclusão rápida: Entre todos os modelos analisados, o BeSafe Go Beyond destaca-se como o melhor ovinho, oferecendo uma combinação superior de segurança, conforto e preço.

Índice

  1. Besafe Go Beyond 399€ a 429€ (review em vídeo)
  2. BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size 239€ a 259€
  3. Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 259.99€
  4. Avionaut Pixel Pro 2.0 279€
  5. Britax Römer Baby-Safe Pro 289.90€ a 339.90€

Tabela de comparação das 10 melhores ovinhos para bebé 2025

scroll tabela melhores cadeiras

 

Nome da cadeira Posição no Top Preço médio Homologação Altura adequada do bebé Idade aconselhada Peso aconselhado Pontos de segurança do arnês Largura Arnês Arnês ajustável em altura Arnês simétrico Não reclinável EPP EPS Protecção Impacto Lateral Base Isofix compatível Base com rotação Nível Universal na base Fabricante (Origem Europeia) Tecido em rede ADAC Facilidade colocação bebé Facilidade instalação Apoio de cabeça em V Redutor ajustável Almofadas no apoio de cabeça
Besafe Go Beyond 1 399€ a 429€ R129 i-Size 40–87 cm 0–15 meses Até 13 kg 5 2,5 cm 11 níveis Sim Não Sim Não Sim Sim (299€) Sim Sim Sim (Noruega) Sim 1.8 (segurança 1.5) – out/2024 Muito bom Muito bom Sim Sim Sim
Besafe iZi Go Modular X2 2 239€ a 259€ R129 i-Size 40–75 cm 0–9 meses Até 13 kg 5 4 cm 5 níveis Sim Sim Não Sim Sim Sim (199€) Não Não Sim (Noruega) Sim 1.7 (segurança 1.3) Muito bom Muito bom Não Sim Sim
Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 3 259,99€ R129 i-Size 40–87 cm 0–15 meses Até 13 kg 3 2,5 cm 7 níveis Sim Não Não Sim Não Sim (269,99€) Sim Sim Não (Dorel, Canadá) ± 2.2 (segurança 1.5) – mai/2024 Bom Bom Sim Sim Sim
Avionaut Pixel Pro 2.0 C 4 279€ R129 i-Size 40–86 cm 0–15 meses Até 13 kg 3 2,5 cm 3 níveis Não Sim Sim Sim Sim Sim (219€) Não Não Sim (Polónia) Não 3.3 (segurança 1.7) – mai/2025 Razoável Razoável Não Sim
Britax Römer Baby-Safe Pro 5 289,90€ a 339,90€ R129 i-Size 40–85 cm 0–15 meses Até 13 kg 3 2,5 cm 5 níveis Sim Não Não Sim Não Sim (269.90€) Sim Sim Sim (Alemanha/Reino Unido) ± Bom Bom Sim Sim Sim

Cadeira Auto para bebé Besafe Go Beyond (review em vídeo da Bonabebe)

BeSafe Go Beyond – Tabela técnica detalhada

Critério Detalhes
Preço médio 399€ a 429€
Homologação R129 i-Size
Altura adequada do bebé 40–87 cm
Idade aconselhada 0–15 meses
Peso aconselhado Até 13 kg
Pontos de segurança do arnês 5 pontos
Largura do arnês 2,5 cm
Arnês ajustável em altura Sim (11 níveis)
Arnês com ajuste simétrico Sim
Reclinável Sim
Material EPP Sim
Material EPS Não
Protecção contra impacto lateral (SIP) Sim
Base Isofix compatível Sim (Beyond Base – 299€)
Base com rotação Sim
Nível universal na base Sim
Fabricante (Origem Europeia) Sim – Noruega (BeSafe – HTS)
Tecido respirável/em rede Sim
Resultado no teste ADAC 1.8 (Segurança: 1.5) – Outubro 2024
Facilidade na colocação do bebé Muito bom
Facilidade na instalação Muito bom
Apoio de cabeça em V Sim
Redutor ajustável Sim
Almofadas anexadas ao apoio de cabeça Sim
BeSafe Cadeira Auto Go Beyond
BeSafe Cadeira Auto Go Beyond

Quando se trata de uma escolha tão importante como proteger a vida do nosso bebé, é essencial considerar vários fatores. Para começar, destacamos o BeSafe Go Beyond, que obteve a melhor classificação de segurança nos testes ADAC, com uma pontuação de 1.5 no critério de segurança.

BeSafe Cadeira Auto Go Beyond teve a melhor pontuação nos testes da ADAC
BeSafe Cadeira Auto Go Beyond teve a melhor pontuação nos testes da ADAC

Contudo, é importante lembrar que os testes são apenas um guia — úteis, sim, mas não uma verdade absoluta. Afinal, a escolha de um ovinho vai além da pontuação: depende do carro, do bebé e de vários outros fatores. Por isso, é essencial avaliar o conjunto como um todo, desde os materiais até à instalação e ao conforto diário da criança.

BeSafe Cadeira Auto Go Beyond - Os testes são apenas um guia
BeSafe Cadeira Auto Go Beyond – Os testes são apenas um guia

Para garantir um ajuste preciso ao longo do crescimento do bebé, o ovinho Go Beyond da BeSafe oferece 11 níveis de regulação no apoio de cabeça. Ao mesmo tempo, permite ajustar de forma simétrica a altura do arnês de 5 pontos, assegurando sempre a máxima segurança e conforto.

BeSafe Cadeira Auto Go Beyond – 11 níveis de apoio de cabeça

Além do revestimento exterior em EPP, que torna o ovinho Go Beyond mais leve, durável e seguro, o apoio de cabeça também é revestido com este material. Graças a uma tecnologia exclusiva de recorte da marca, o sistema oferece uma absorção dinâmica de energia extremamente eficaz em caso de impacto.

BeSafe Cadeira Auto Go Beyond – EPP no interior

A BeSafe criou uma tecnologia exclusiva para eliminar as folgas nos ovinhos reclináveis de outras marcas. Embora ovinhos reclináveis sejam comuns, a maioria altera o ajuste do arnês ao reclinar. Por isso, a BeSafe desenvolveu um sistema que mantém o arnês sempre ajustado corretamente, mesmo na reclinação ou posição vertical.

BeSafe Cadeira Auto Go Beyond – Tecnologia Active Lay Flat

Além desta inovação no arnês, a BeSafe preocupou-se também com a segurança em caso de acidente. Se o ovinho estiver reclinado, o Go Beyond retorna automaticamente à posição mais vertical durante uma travagem brusca ou impacto, garantindo que as forças sejam absorvidas pela cadeira e não pelo bebé.

BeSafe Cadeira Auto Go Beyond – Tecnologia Active Lay Flat
BeSafe Cadeira Auto Go Beyond – Tecnologia Active Lay Flat

Para prevenir o sobreaquecimento do bebé no ovinho, estão disponíveis tecidos em rede mesh que facilitam a regulação da temperatura. Este recurso é especialmente vantajoso em países como Portugal, onde os verões tendem a ser muito quentes. Contudo, é importante lembrar que o tecido em mesh não elimina completamente a possibilidade do bebé transpirar no ovinho.

BeSafe Cadeira Auto Go Beyond - Peak Mesh
BeSafe Cadeira Auto Go Beyond – Peak Mesh
BeSafe Cadeira Auto Go Beyond
BeSafe Cadeira Auto Go Beyond – Anthracite Mesh

A praticidade e conveniência deste ovinho não ficam por aqui. É também compatível com várias marcas de carrinhos de passeio como: Nuna, Joolz, Cybex, MimaKids, Bugaboo … entre outras. Basta utilizar os respetivos adaptadores universais.

BeSafe Cadeira Auto Go Beyond – Compatível com Carrinhos de Passeio

A capota do ovinho Go Beyond é ampla e, além disso, inclui uma funcionalidade muito prática. O ajuste de cada lado é independente, o que permite estender mais o lado que protege o bebé, enquanto o outro fica recolhido para que possa continuar a observá-lo facilmente.

BeSafe Cadeira Auto Go Beyond – Capota com ajuste personalizado

Além disso, pode ser instalado com a Base Isofix Beyond (vendida em separado) ou com os cintos do automóvel. Se instalar com a Base Isofix Beyond terá a vantagem de poder girar o ovinho para a porta do automóvel para uma maior conveniência ao colocar e retirar o seu bebé.

BeSafe Cadeira Auto Go Beyond – Instalação com cintos
BeSafe Cadeira Auto Go Beyond – Instalação com Base Isofix Beyond

Incluído está também o novo e melhorado SIP (Side Impact Protection), que agora utiliza EPP, o que ajuda a absorver 20% mais forças em caso de impacto lateral. Além disso, deve estar sempre colocado do lado da porta do automóvel para garantir a máxima proteção.

BeSafe Cadeira Auto Go Beyond – SIP

Podemos afirmar, sem dúvida, que o ovinho Go Beyond é uma cadeira auto para bebés incomparável. Além disso, todas as suas características de segurança e conforto acrescentam valor significativo, justificando claramente o investimento e a diferença de preço face a outros ovinhos no mercado.

Ovinho Besafe Go Beyond
Ovinho Besafe Go Beyond

Cadeira Auto para bebé BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size

Tabela técnica detalhada

Critério Detalhes
Preço médio 239€ a 259€
Homologação R129 i-Size
Altura adequada do bebé 40–75 cm
Idade aconselhada 0–9 meses
Peso aconselhado Até 13 kg
Pontos de segurança do arnês 5 pontos
Largura do arnês 4 cm
Arnês ajustável em altura Sim (5 níveis)
Arnês com ajuste simétrico Sim
Reclinável Não
Material EPP Não
Material EPS Sim
Protecção contra impacto lateral (SIP) Sim
Base Isofix compatível Sim (Izi Modular i-Size Base – 199€)
Base com rotação Não
Nível universal na base Não
Ovinho para bebé besafe izi go modular x2 em rede

Em segundo lugar, surge novamente a marca norueguesa BeSafe, desta vez com o modelo iZi Go Modular X2 i-Size. Esta cadeira auto destaca-se como a escolha mais acertada do ranking, especialmente para quem procura segurança a um preço mais acessível.

BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size a um preço mais acessível que a Go Beyond
BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size a um preço mais acessível que a Go Beyond

Mas porquê é considerada a escolha certa? Porque oferece a segunda melhor classificação de segurança entre todos os modelos apresentados, com uma pontuação impressionante de 1.3 nos testes da ADAC. E tudo isto a um valor mais reduzido: o ovinho está disponível a partir de 175€ e a base Isofix compatível por cerca de 190€. Além disso, é possível utilizar o ovinho sem a base, o que reduz ainda mais o investimento inicial.

Cadeira Auto BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size a 175€
Cadeira Auto BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size a 175€

A base iZi Modular é compatível com a cadeira seguinte, que pode ser usada até aos 105 cm ou cerca de 4 anos. Embora esta cadeira seguinte não seja tão alta quanto a Go Beyond (que termina aos 125 cm), tem costas mais compridas do que as restantes opções do top 5, oferecendo um uso prolongado em segurança.

Cadeira Auto BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size pode ser utilizada até a 1,05m
Cadeira Auto BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size pode ser utilizada até a 1,05m

Apesar de a classificação ADAC ser uma excelente referência, ela não é absoluta. A BeSafe Go Beyond está acima no ranking não apenas pela segurança, mas pela inovação e pela extensão de uso. No entanto, o modelo iZi Go Modular X2 é, sem dúvida, a opção que oferece o melhor equilíbrio entre qualidade, segurança e preço.

BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size é a opção que oferece melhor qualidade/preço
BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size é a opção que oferece melhor qualidade/preço

Apesar de ser uma excelente opção, a BeSafe iZi Go Modular X2 fica atrás da Go Beyond por um motivo principal: os materiais utilizados. Embora este modelo ofereça proteção completa, utiliza EPS (Poliestireno Expandido) em vez de EPP (Polipropileno Expandido). Esta diferença reduz a durabilidade geral do produto, estimando-se uma vida útil de cerca de 5 anos, enquanto modelos com EPP podem durar entre 10 a 15 anos.

Cadeira Auto BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size tem cobertura em EPS
Cadeira Auto BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size tem cobertura em EPS

Além disso, o EPS tem uma capacidade de absorção de impacto inferior. É eficaz, mas não atinge o mesmo nível de excelência na absorção das forças G em caso de acidente. Ainda assim, para quem pretende utilizar o ovinho apenas durante o primeiro ano de vida do bebé, este ponto não será necessariamente um problema.

BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size tem capacidade de absorção de impacto inferior
BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size tem capacidade de absorção de impacto inferior

A BeSafe iZi Go Modular X2 é adequada dos 40 aos 75 cm, o que corresponde, em média, aos primeiros 6 a 9 meses de vida. A limitação nos centímetros não é uma grande desvantagem, pois muitos bebés, por volta dos 6 meses, já preferem viajar numa posição mais sentada.

BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size é adequada dos 40 aos 75 cm
BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size é adequada dos 40 aos 75 cm

Relativamente à base Isofix, é importante referir que não é giratória nem tem nivelamento universal. Por isso, pode haver variações na inclinação do ovinho consoante o modelo do automóvel. É possível que, ao testar o ovinho na loja, este pareça mais reclinado do que no carro — uma situação comum em bases sem sistema de nivelamento.

BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size a base não é giratória nem tem nivelamento universal
BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size a base não é giratória nem tem nivelamento universal

Por outro lado, continua a cumprir com a homologação R129 i-Size e oferece um arnês de 5 pontos, com ajuste em altura em 5 níveis e largura de 4 cm, garantindo segurança e conforto.

BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size continua com uma homologação R129
BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size continua com uma homologação R129

Por fim, a BeSafe destaca-se pelo seu compromisso com a segurança. Em caso de acidente, a marca compromete-se a substituir a cadeira, desde que sejam cumpridos os requisitos definidos. Este tipo de apoio ao consumidor representa uma vantagem significativa, sobretudo porque cadeiras em segunda mão podem representar um risco real para a segurança do bebé. Posto isto, se procura a melhor relação entre preço, segurança e compatibilidade futura, a BeSafe iZi Go Modular X2 é a escolha mais acertada.

BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size em caso de acidente a marca dá uma cadeira nova
BeSafe iZi Go Modular X2 i-Size em caso de acidente a marca dá uma cadeira nova

Cadeira Auto para bebé Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2

Tabela técnica detalhada

Critério Detalhes
Preço médio 259,99€
Homologação R129 i-Size
Altura adequada do bebé 40–87 cm
Idade aconselhada 0–15 meses
Peso aconselhado Até 13 kg
Pontos de segurança do arnês 3 pontos
Largura do arnês 2,5 cm
Arnês ajustável em altura Sim (7 níveis)
Arnês com ajuste simétrico Sim
Reclinável Sim (com base basculante)
Material EPP Não
Material EPS Sim
Proteção contra impacto lateral (SIP) Não
Base Isofix compatível Sim (FamilyFix 360 Pro – 249,99€)
Base com rotação Sim
Nível universal na base Não
Fabricante (Origem Europeia) Não – Dorel (Canadá)
Tecido respirável/em rede +/-
Resultado no teste ADAC 2.2 (Segurança: 1.5 – Maio 2024)
Facilidade na colocação do bebé Bom
Facilidade na instalação Bom
Apoio de cabeça em V Não
Redutor ajustável Sim
Almofadas anexadas ao apoio de cabeça Sim
Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2
Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2

Em terceiro lugar, surge a Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2, um ovinho inovador que se destaca pela possibilidade de deslizar para fora da base, facilitando a colocação do bebé. A Maxi-Cosi é uma marca que investe fortemente em segurança, mas também em usabilidade e praticidade para os pais.

Cadeira Auto Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 tem a possibilidade de deslizar para fora da base
Cadeira Auto Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 tem a possibilidade de deslizar para fora da base

Nos testes da ADAC, a Pebble 360 Pro2 obteve uma pontuação global de 2.2, com 1.5 em segurança. É, por isso, uma opção bastante fiável. Além disso, a marca trabalha continuamente para minimizar os erros de instalação, e destaca-se pelos manuais de instrução acessíveis e detalhados, que ajudam os pais a garantir uma instalação correta.

Cadeira Auto Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 teve uma pontuação de 1.5 em segurança da ADAC
Cadeira Auto Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 teve uma pontuação de 1.5 em segurança da ADAC

No entanto, face à BeSafe Go Beyond, perde em dois pontos importantes: não possui arnês de 5 pontos e a largura do arnês é inferior. Ainda assim, a cadeira é totalmente revestida com EPS, conta com tecnologia G-CELL para absorção dinâmica de impacto e oferece sete níveis de ajuste no apoio de cabeça, permitindo que o arnês esteja sempre ao nível correto do ombro do bebé — um fator essencial para a segurança.

Cadeira Auto Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 tem EPS por toda a cadeira
Cadeira Auto Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 tem EPS por toda a cadeira

Tal como a BeSafe, a Maxi-Cosi também substitui a cadeira em caso de acidente, desde que sejam cumpridos os requisitos indicados pela marca.

Cadeira Auto Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 - Em caso de acidente a marca também repõe a cadeira
Cadeira Auto Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 – Em caso de acidente a marca também repõe a cadeira

Por fim, embora a combinação de preços da Pebble 360 Pro2 com a base seja mais competitiva do que a BeSafe Go Beyond, este modelo não ocupa o topo do ranking porque o sistema de reclinação é basculante — o que implica ligeiras variações no ajuste do arnês conforme a inclinação.

Cadeira Auto Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 - A reclinação bascula
Cadeira Auto Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 – A reclinação bascula

Além disso, é precisamente essa reclinação basculante que exige um cuidado extra por parte dos pais. Por exemplo, se o bebé for colocado no ovinho numa posição mais deitada e, já no automóvel, a inclinação for alterada para mais vertical, o arnês pode ficar com demasiada folga. Isto acontece porque, ao reclinar, o corpo do bebé muda ligeiramente de posição, e o arnês deixa de estar bem ajustado.

Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 - A reclinação basculante exige um cuidado extra por parte dos pais
Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 – A reclinação basculante exige um cuidado extra por parte dos pais

Embora não seja um defeito, é um pormenor técnico que deve ser corrigido manualmente antes de cada viagem. Caso contrário, a folga no arnês pode comprometer a segurança do bebé, sobretudo em caso de travagem brusca ou acidente. Ou seja, o sistema funciona bem, desde que os pais tenham atenção redobrada ao reapertar o arnês sempre que ajustam a inclinação.

Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 - O arnês deve ser corrigido antes de cada viagem
Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 – O arnês deve ser corrigido antes de cada viagem

Por esse motivo, recomenda-se, sempre que possível, utilizar a cadeira na posição mais sentada, onde a tensão do arnês permanece mais estável e a estrutura do ovinho atua como um escudo protetor mais eficaz. Esta orientação aplica-se especialmente a viagens longas ou quando o automóvel não oferece um bom ângulo de base.

É sempre mais seguro viajar com a cadeira sentada
É sempre mais seguro viajar com a cadeira sentada

Finalmente, importa reforçar que a Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 é compatível com a cadeira seguinte da mesma linha — a Pearl 360 Pro, adequada até aos 105 cm ou cerca de 4 anos. Assim, os pais podem manter a mesma base, tornando este investimento mais eficiente a longo prazo.

Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 é compatível com a cadeira seguinte da mesma linha
Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 é compatível com a cadeira seguinte da mesma linha

Cadeira Auto para bebé Avionaut Pixel Pro 2.0

Tabela técnica detalhada

Critério Detalhes
Preço médio 279€
Homologação R129 i-Size
Altura adequada do bebé 40–86 cm
Idade aconselhada 0–15 meses
Peso aconselhado Até 13 kg
Pontos de segurança do arnês 3 pontos
Largura do arnês 2,5 cm
Arnês ajustável em altura Não (3 posições por regulação de redutor)
Arnês com ajuste simétrico Não
Reclinável Não
Material EPP Sim
Material EPS Sim
Proteção contra impacto lateral (SIP) Sim
Base Isofix compatível Sim (Avionaut IQ 2.0 C)
Base com rotação Não
Nível universal na base Não
Fabricante (Origem Europeia) Sim – Polónia
Tecido respirável/em rede Não
Resultado no teste ADAC 3.3 (Segurança: 1.7 – Maio 2025)
Facilidade na colocação do bebé Razoável
Facilidade na instalação Razoável
Apoio de cabeça em V Não
Redutor ajustável Sim (em camadas, por tamanho do bebé)
Almofadas anexadas ao apoio de cabeça Não
Avionaut Pixel Pro 2.0
Avionaut Pixel Pro 2.0

Em quarto lugar, temos a marca polaca Avionaut, com o modelo Pixel Pro 2.0. Esta cadeira inclui uma base giratória compatível com a cadeira seguinte, equipada com um sistema de indicação que confirma se está corretamente instalada — um detalhe que reduz significativamente o risco de erro. Tal como nas restantes opções do top 4, esta base gira apenas para o lado e bloqueia na posição contra a marcha quando o ovinho está instalado, o que aumenta a segurança.

Avionaut Pixel Pro 2.0 tem um sistema que indica se está instalada corretamente
Avionaut Pixel Pro 2.0 tem um sistema que indica se está instalada corretamente

Além disso, tal como nas restantes opções do top 4, esta base gira apenas para o lado e bloqueia na posição contra a marcha quando o ovinho está instalado, o que aumenta a segurança

Cadeira Auto Avionaut Pixel Pro 2.0 tem uma base que tranca na posição contra a marcha
Cadeira Auto Avionaut Pixel Pro 2.0 tem uma base que tranca na posição contra a marcha

Nos testes ADAC, obteve uma excelente pontuação de 1.7 em segurança e uma avaliação global de 3.3, influenciada sobretudo pela complexidade no ajuste dos redutores. De facto, o arnês tem um único ponto de regulação, sendo ajustado indiretamente através da almofada redutora — um sistema menos prático, mas funcional.

Cadeira Auto Avionaut Pixel Pro 2.0 teve 1,7 de 3,3 na ADAC
Cadeira Auto Avionaut Pixel Pro 2.0 teve 1,7 de 3,3 na ADAC

Por outro lado, esta cadeira destaca-se pelo uso extensivo de EPP em toda a estrutura, o que garante uma absorção eficaz das forças G em caso de impacto.

A Cadeira Auto Avionaut Pixel Pro 2.0 é toda em EPP
A Cadeira Auto Avionaut Pixel Pro 2.0 é toda em EPP

Cobre uma altura dos 40 aos 86 cm e, no total, permite até cinco níveis de ajuste de altura, embora o sistema não seja o mais intuitivo.

Avionaut Pixel Pro 2.0 Cobre uma altura dos 40 aos 86 cm
Avionaut Pixel Pro 2.0 cobre uma altura dos 40 aos 86 cm

Apesar de não oferecer substituição gratuita em caso de acidente, continua a ser uma escolha sólida de uma marca europeia, com um elevado padrão de segurança para o seu bebé.

Avionaut Pixel Pro 2.0 - Em caso de acidente não há substituição da cadeira
Avionaut Pixel Pro 2.0 – Em caso de acidente não há substituição da cadeira

Contudo, um ponto muito positivo é que a marca oferece 10 anos de garantia, reforçando o compromisso com a durabilidade e qualidade do produto.

Cadeira Auto Avionaut Pixel Pro 2.0
Cadeira Auto Avionaut Pixel Pro 2.0

Cadeira Auto para bebé Britax Römer Baby-Safe Pro

Critério Detalhes
Preço médio 289,90 € a 339,90 €
Homologação R129 i-Size
Altura adequada do bebé 40–85 cm
Idade aconselhada 0–15 meses
Peso aconselhado Até 13 kg
Pontos de segurança do arnês 5 pontos
Largura do arnês 2,5 cm
Arnês ajustável em altura Sim (5 níveis)
Arnês com ajuste simétrico Sim
Reclinável Sim (com base basculante)
Material EPP Não
Material EPS Sim
Proteção contra impacto lateral (SIP) Não
Base Isofix compatível Sim (Flex Base Pro – 319 €)
Base com rotação Sim
Nível universal na base Não
Fabricante (Origem Europeia) Sim – Alemanha
Tecido respirável/em rede +/–
Resultado no teste ADAC 3.3 (Segurança: 1.6 – Maio 2025)
Facilidade na colocação do bebé Bom
Facilidade na instalação Bom
Apoio de cabeça em V Não
Redutor ajustável Sim
Almofadas anexadas ao apoio de cabeça Sim
Cadeira Auto Britax Römer Baby-Safe Pro
Cadeira Auto Britax Römer Baby-Safe Pro

Em quinto lugar, temos a Britax Römer Baby-Safe Pro, equipada com base giratória e compatível com a cadeira auto seguinte. Com homologação R129 i-Size, é adequada para bebés dos 40 aos 85 cm.

Cadeira Auto Britax Römer Baby-Safe Pro tem uma base giratória
Cadeira Auto Britax Römer Baby-Safe Pro tem uma base giratória

No que diz respeito aos materiais, destaca-se pela presença de EPP na parte superior, o que contribui para uma melhor absorção de energia. No entanto, essa proteção não se estende a toda a estrutura, o que justifica a sua posição neste ranking.

A Cadeira Auto Britax Römer Baby-Safe Pro tem EPP na parte de cima da cadeira
A Cadeira Auto Britax Römer Baby-Safe Pro tem EPP na parte de cima da cadeira

Por outro lado, oferece tecidos ligeiramente mais respiráveis na zona do redutor, dependendo da versão, o que representa uma vantagem face a algumas das opções anteriores — embora não chegue ao nível de uma malha de rede.

A Cadeira Auto Britax Römer Baby-Safe Pro oferece tecidos ligeiramente mais respiráveis
A Cadeira Auto Britax Römer Baby-Safe Pro oferece tecidos ligeiramente mais respiráveis

Tal como outros modelos desta lista, permite viajar em posição mais deitada através do sistema de reclinação basculante. No entanto, esta funcionalidade pode originar folgas no arnês caso se altere a inclinação sem o reajustar, o que requer maior atenção dos pais.

A Cadeira Auto Britax Römer Baby-Safe Pro permite viajar em posição mais deitada
A Cadeira Auto Britax Römer Baby-Safe Pro permite viajar em posição mais deitada

Além disso, a marca não oferece substituição da cadeira em caso de acidente.

Cadeira Auto Britax Römer Baby-Safe Pro - Em caso de acidente a marca não substitui a cadeira
Cadeira Auto Britax Römer Baby-Safe Pro – Em caso de acidente a marca não substitui a cadeira

Ainda assim, trata-se de uma escolha segura e fiável, produzida por uma das marcas mais reconhecidas mundialmente no setor da segurança automóvel infantil.

Cadeira Auto Britax Römer Baby-Safe Pro
Cadeira Auto Britax Römer Baby-Safe Pro

Ovinhos para bebé em segunda mão: Não!

viajar contra a marcha

Há muitos artigos que podem ser adquiridos em segunda mão, mas um ovinho ou cadeira auto para bebé definitivamente não é um deles. Tal como não usaríamos uma agulha usada para vacinar o nosso bebé, o mesmo se aplica ao ovinho.

  • Cada cadeira auto para bebé está feita para um só acidente (quer o bebé esteja lá dentro ou não), logo se houve acidente a cadeira não deve ser mais utilizada. Existem marcas que vos dão uma cadeira nova em caso de acidente (observando determinadas condições dependendo da marca);
  • Não há qualquer forma fidedigna de avaliar a segurança do ovinho para bebé. A única forma é um crash test e ele fica inutilizado. Por isso esqueçam os sítios que vos dizem que conseguem reparar e deixar como novos.
  • A maior parte dos ovinhos em Portugal tem o plástico exterior comprometido (logo a segurança está comprometida) devido ao tempo que passam a exposição solar directa.
  • Cada ovinho tem uma vida útil aproximada de 5 anos

Se a opção for entre um ovo mediano em segurança novo e o melhor ovinho para bebé em segunda mão: escolha o ovinho mediano!

O que vai definir se um ovinho para bebé é bom ou não

Critérios de avaliação para o top 10 melhores ovinhos para bebé

Os critérios que definem se um ovinho é bom ou não são muito semelhantes aos que definem se uma cadeira contra a marcha é boa ou não. A saber:

  1. Pontos de segurança do arnês dos ovinhos para bebé
  2. Largura do arnês do ovinho
  3. Arnês do ovinho para bebé ajustável em altura
  4. Arnês ajustável de forma simétrica
  5. Ovinho para bebé não reclinável
  6. Homologação do ovinho: r129 vs R4404
  7. Material de absorção de energia: EPS e/ou proteção de impacto lateral
  8. Possibilidade de utilização de base isofix ou não
  9. Marcas de origem Europeia
  10. Marcas com mais de 30 anos de presença no mercado
  11. Respirabilidade do tecido do ovinho: tecido em rede
  12. Resultado em testes de consumidores
  13. Comprimento máximo de costas
  14. Preço
  15. Facilidade de colocação do bebé no ovinho
  16. Facilidade de instalação do ovinho de bebé
  17. Almofadas anexadas ao apoio de cabeça
  18. Sistema de feedback da base ISOfix
  19. Altura adequada do bebé
  20. Peso máximo do bebé
  21. Idade adequada do bebé
  22. Base Isofix com possibilidade de rotação
  23. Apoio de cabeça em V
  24. Redutor ajustável

1. Pontos de segurança do arnês dos ovinhos para bebé

Exemplo de uma cadeira auto de bebé com arnês de 5 pontos
Exemplo de uma cadeira auto com arnês de 3 pontos

As cadeiras auto (ovinho) para bebé com arnês de 5 pontos obtêm melhores classificações em segurança, já que permitem uma maior dispersão das forças G no corpo do bebé em caso de acidente. Para ilustrar este conceito de forma simples, costumo usar o seguinte exemplo nos nossos workshops: imagine que precisa de transportar uma mochila com 20 kg no interior e pode escolher entre estas opções:

Qual escolheria? Se for como eu, escolheria sem dúvida a mochila A para evitar dores de costas. O arnês de 5 pontos do ovinho vai promover isto mas x1000: as forças do acidente são dispersas por uma maior zona do corpo do bebé e, vão inclusivamente distribuir pelas zonas mais rijas (anca) em vez de sobrecarregarem as zonas moles do corpo (abdómen). As cadeiras auto a seguir ao ovinho já vêm quase todas com arnês de 5 pontos exatamente por este motivo.

2. Largura do arnês do Ovinho

arnez-largura
Largura do arnês do ovinho para bebé: 4cm

Voltando ao exemplo anterior da mochila de 20 kg, qual seria a mochila que escolheria? A ou B?

Mochila com alças largas. Fonte: Best deal
Mochila com alças fininhas. Fonte: Parfois

Imagino que tenha escolhido a mochila A para evitar ficar com marcas dolorosas nos ombros. Então percebe porque um arnês de 4 cm seja mais seguro para o bebé do que um arnês com 2 cm de largura: o arnês de 2cm vai concentrar as Forças G numa área mais reduzida podendo provocar mais lesões. Da mesma forma, as cadeiras auto a seguir ao ovinho têm quase sempre um arnês mais largo e com 4cm.

3. Arnês do ovinho para bebé ajustável em altura

Regulador de altura do arnês do ovinho

Esta funcionalidade é essencial tanto para a segurança como para a durabilidade do ovinho. Para garantir uma utilização adequada, o arnês deve estar sempre ao nível dos ombros do bebé (ver figura abaixo). Um arnês que não é ajustável em altura é comparável a um relógio parado: acerta apenas duas vezes por dia. Ou seja, o ovinho ou cadeira auto estará corretamente ajustado apenas quando o bebé nasce e utiliza o redutor, e novamente quando já não precisa dele — deixando o ajuste incorreto durante todo o período intermédio.

Arnês do ovinho
Posição correta do arnês do ovinho: ao nível dos ombros do bebé

Muitas vezes recebo fotografias de bebés que têm o arnês do ovinho demasiado para baixo, o que resulta nas alças a descaírem pelos ombros e no bebé a só estar retido na anca. As consequências em caso de acidente são nefastas uma vez que o bebé sai do ovo em vez de ficar protegido dentro dele.

4. Arnês ajustável de forma simétrica

Exemplo de um arnês de ovinho para bebé que vai ajustar de forma simétrica

Alguns ovinhos para bebé têm um sistema de ajuste do arnês independente para cada lado — ou seja, primeiro ajusta-se a alça esquerda, depois a direita. O grande risco aqui está no erro humano: é fácil deixar as alças em alturas diferentes, criando um ajuste assimétrico. Em caso de acidente, essa diferença pode provocar lesões graves, já que há maior pressão de um lado ou, pior, o bebé pode não estar devidamente retido e sair do ovinho. Em resumo, quando o arnês não está simetricamente ajustado, a segurança da cadeira auto fica seriamente comprometida.

Ovinho para bebé sem ajuste simétrico para o arnês

5. Ovinhos para bebé não reclináveis

Alguns ovinhos no mercado oferecem a possibilidade de reclinar ou deitar o bebé, mas esta funcionalidade pode ser menos segura do que os modelos fixos, sobretudo devido ao risco de uso indevido. É importante lembrar que o ovinho é uma cadeira auto desenhada especificamente para utilização no automóvel — e não para longos passeios encaixado no carrinho de bebé.

Ovinho para bebé com opção de deitar. Fonte: Cybex

Passear o bebé dentro do ovinho pode comprometer não só a sua saúde, como também a sua segurança. Quando exposta aos raios UV, a parte exterior do ovinho — geralmente em plástico — começa a degradar-se, tal como acontece com molas de roupa deixadas ao sol. Este desgaste acelera o envelhecimento da cadeira auto e pode comprometer seriamente a sua eficácia em caso de acidente. Em vez de absorver o impacto, os materiais podem partir-se, o que é extremamente perigoso. Além disso, em termos de ergonomia, os ovinhos que permitem a posição deitada tendem a receber avaliações negativas, o que justifica a sua exclusão do nosso top 10.

As razões para essa classificação mais baixa são as seguintes:

Ovinho para bebé que reclina no carrinho de bebé. Fonte: cybex
  • Um ovinho reclinável dá uma falsa segurança de utilização prolongada fora do contexto automóvel e um grande incentivo à sua utilização nos carrinhos de bebé. Os bebés ao estarem deitados por longos períodos num ovo:
    • podem criar problemas de plagiocefalia (ver estudo);
    • têm um risco superior de saturação de oxigénio e, o facto do ovo deitar, não ajuda a diminuir o risco (ver estudo)
    • correm o risco de sobreaquecimento – uma vez que continuam deitados numa superfície em EPS- (consegue observar isto sempre que retirar o seu bebé do ovinho: vai ver que está completamente encharcado – principalmente na Primavera e Verão);

    • é clinicamente desaconselhado a utilização dos ovinhos fora do contexto automóvel (ver estudo)
    • os fabricantes desaconselham a utilização do ovinho por períodos superiores a 1h30.

Sem rodas incorporadas:

Exatamente pelos mesmos motivos que dei para o não reclinável: incentiva a utilização prolongada do ovinho, compromete a durabilidade e a integridade dos materiais e prejudicial à saúde do bebé.

6. Homologação

Os ovinhos para bebé estão homologados por duas homologações distintas: R129 (mais actual e mais segura) e R4404, os que tiverem a homologação R129 recebem uma pontuação mais elevada.

    • A R129:
      • Utiliza Q-dummies (maior biofidelidade – grau com que consegue representar o sistema biológico no qual é baseado – que os P-dummies) para avaliação de critérios de avaliação de um crash-test;
Família Q de crash test dummies
      • Critérios de lesão avaliados: aceleração de peito, cabeça e abdominal
      • Dummy Q0: ainda não tem sensores no abdómen;
      • Aprovação com base na altura do bebé ou criança;
      • Crash test realizados: impacto traseiro, impacto frontal e impacto lateral
Teste de impacto lateral. Fonte EURONCAP
      • Não existem grupos de cadeiras auto;
      • Peso máximo e altura máxima do ovinho: fica ao critério do fabricante e dependente do dummie utilizado para aprovação;
      • Começou a ser gradualmente introduzida desde 2013;
      • É comummente conhecida como i-Size (embora este nome não esteja 100% correto em termos técnicos);
    • R4404
      • Entrou em vigor em 1980 e foi descontinuada no final de 2023
      • As cadeiras auto estão divididas em grupos: 0; 0+; 1, 2, 3
      • Crash test realizados: impacto traseiro e impacto frontal
      • Critérios de lesão avaliados: aceleração de peito e cabeça
      • Utiliza P-dummies para avaliação de critérios de segurança)
Família P de crash test dummies. O bebé é apenas uma massa de peso sem sensores
      • Dummy P0: não tem quaisquer sensores e é apenas uma massa com peso com um formato de um bebé.
      • Aprovação com base no peso do bebé ou da criança;
      • Peso máximo do ovinho: 13kg

7. Material de absorção de energia: EPS e/ou proteção de impacto lateral

cadeira auto materiais
EPS – Expanded Polystyrene é uma espuma de alta qualidade de absorção de energia

Nos meus workshops de Segurança Rodoviária infantil, costumo brincar com os pais sobre a tendência que têm de apalpar os ovinhos para bebé para perceberem se são bons. Este comportamento é completamente normal e revela que, muitas vezes, o nosso foco está mais no conforto — afinal, fazemos o mesmo quando escolhemos um sofá ou uma cadeira — do que na segurança. No entanto, um bom ovinho deve estar coberto a 100% com EPS (e não apenas ter uma camada fina na cabeça) e ser suficientemente rígido para garantir a proteção adequada.

cadeira besafe izi go
Exemplo de material de proteção de impacto lateral no ovinho de bebé

Para além do EPS podemos também procurar por materiais de absorção dinâmica de energia. Este tipo de materiais são especialmente importantes para proteger o bebé em caso de impacto lateral, uma vez que garantem suavidade na zona de contacto (parte interior dobra-se) e fica mais rijo na parte exterior.

ovinho de bebe materiais de segurança
Material de absorção dinâmica de energia: mais eficiente e mais durável

8. Possibilidade do ovinho para bebé utilizar uma base ISOfix

O sistema isofix é o método mais eficiente para evitar os erros comuns na instalação. Assim, ovinhos para bébé que possam ter uma base isofix compatível vão ser premiados.

9. Marcas de origem europeia

Na minha avaliação privilegio marcas de origem europeias. A minha experiência neste mercado tem-me ensinado que os valores das marcas europeias estão mais alinhados com os nossos como sejam o valor de vida humana individual, a forma como se tratam os trabalhadores e as respetivas condições de trabalho, a pegada ecológica, etc. Assim apresento-vos as marcas de origem europeias:

Origem de outras marcas que trabalham no nosso mercado:

10. Marcas com mais de 30 anos de presença no mercado

Aposto que não quer que o seu bebé seja uma cobaia do ovinho daquela marca, certo? É  por isso mesmo muito importante que a marca esteja no mercado há bastante tempo, que invista imenso em investigação e desenvolvimento, que saiba o que se passa com as suas cadeiras auto em contexto de acidente na vida real, que tenha tido tempo para incorporar melhorias.
Ao longo destes meus 20 anos de mercado já vi muitas cadeiras auto para criança aparecerem no mercado com um nome e uma marca, terem resultados desastrosos em termos de segurança, não cumprirem minimamente com os requisitos de segurança (apesar de estarem homologadas), serem expulsas… só para mais tarde, voltarem a aparecer com outro nome e outra marca.

  • BeSafe (1963);
  • Britax-Roemer (1938);
  • Chicco (1958);
  • Maxi-Cosi (1984);
  • Jane (1932);
  • Klippan (1959 Filandesa)

Marcas com menor número de anos presentes no nosso mercado:

  • Nunababy(2007 Holanda);
  • Cybex(2005);
  • Avionaut (2009 Polonia);
  • Axkid (2009 Sueca);
  • Joie(2009);
  • Swandoo (2014 Austria)

11. Respirabilidade do tecido do ovinho: tecido em rede

ovinhopara bebe com tecido 3d
Tecido em rede 3D

O tecido em rede 3D proporciona muito maior circulação de ar, assim como atua como absorvente do calor e da humidade. Isto é especialmente importante, num país como o nosso onde faz imenso calor, para aumentar o conforto de bebé em viagem e promover uma condução preventiva por parte dos cuidadores (quem consegue estar concentrado na estrada com um bebé a gritar e a espumar dentro do carro?)

12. Resultado obtido em testes de consumidor dos ovinhos para bebé

ovinho para bebé em crash test

  • O que são?

São testes realizados por organizações independentes de consumidores e, normalmente, acontecem duas vezes por ano. Além disso, os ovinhos para bebé são adquiridos diretamente em lojas especializadas, garantindo que o fabricante não controla qual cadeira auto será testada, o resultado ou a sua divulgação. Por isso, é comum não encontrar a avaliação de uma cadeira específica, pois cabe à organização decidir quais os modelos relevantes para o mercado em questão.

    • Stiftung Warentest: organização alemã de testes de consumidor e que coopera com a ADAC
    • ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobilclub) , trocando por miúdos, é o nosso ACP, ou seja, um clube automóvel que vende uma série de serviços, seguros e por vezes produtos.
    • ÖAMTC (Österreichischer Automobil, Motorrad & Touring Club) – é como o nosso ACP
    • TCS (Touring Club Schweiz)- idem
    • DECO: Associação de consumidor que publica resultados tendo como fonte os testes feitos pela ADAC e cuja a fonte de financiamento é a subscrição dos consumidores
Exemplo de um resultado de teste da ADAC
  • Critérios Utilizados:

    • 50% Segurança: são realizados vários testes com diferentes impactos, angulos e diferentes tamanhos de crash test dummies numa estrutura de um Volkswagen Polo
    • 40% Manuseamento: aqui utilizam engenheiros e pessoas comuns para fazer a instalação da cadeira auto no automóvel de acordo com o manual de instruções e avalia-se: risco de má instalação; risco de utilização indevida; facilidade de prender a criança com o arnês; instalação e desinstalação; ajustes de tamanho; manual do utilizador; limpeza e manutenção.
    • 10% ergonomia: posição sentado, conforto, espaço para a criança, espaço que a cadeira ocupa no carro.
    • Químicos: não impactam o score se o resultado for inferior a 3.5. Os químicos testados são:

13. Comprimento máximo de costas

Esta característica, no ovinho para bebé, não é a mais importante, pois existem várias condições que podem antecipar a saída do bebé do ovinho. Por exemplo, alguns bebés não gostam de viajar deitados a partir dos 4 a 6 meses, outros desenvolvem muita curiosidade e precisam de ver o exterior, e ainda há dinâmicas de viagem que exigem maior atenção do cuidador. Portanto, esta característica não influencia diretamente a pontuação, mas serve como informação adicional caso o seu critério de desempate seja o tamanho do ovinho.

14. Preço

Quanto mais alto for o preço do ovinho para bebé menor pontuação ele terá, e só será compensado pelas características adicionais de segurança que estejam nele incorporados.

15. Facilidade de colocação do bebé no ovinho

É necessário que seja simples a colocação do bebé no ovinho, até para diminuir o número de erros na instalação (para ver como colocar o bebé no ovinho espreite o meu outro artigo onde mostro passo a passo o que ter em consideração).

Aqui, tive em consideração a existência de ímanes para afastar/segurar o arnês (e evitar as atrapalhações de procurar o arnês na hora de colocar o bebé), a facilidade de apertar/libertar o arnês (o botão onde tudo encaixa), visibilidade do libertador do arnês (botão que permite dar folga aos cintos).

16. Facilidade de instalação do ovinho de bebé no automóvel

No meu workshop de segurança Rodoviária infantil reforço sempre que de nada serve ter o melhor ovinho do mercado se depois ele está incorretamente instalado, as consequências, de um ovinho para bebé (na realidade, de qualquer cadeira auto) estar mal instalado, são nefastas e a realidade é que cerca de 70% das cadeiras auto estão incorretamente instaladas)
Mesmo que possam utilizar sistema ISOfix muitos ovinhos vão ser instalados no automóvel com sistema de cintos, principalmente quando um dos cuidadores é mais ansioso e viaja sozinho (ver artigo ou review abaixo dos cuidados a ter quando viajamos sozinhos e qual o lugar mais seguro).

Assim aqui vou avaliar se é intuitivo a forma de deixar a pega de segurança, de passar os cintos, se as ilustrações nas laterais são fáceis de interpretar.

ovo para bebé
Indicações de instalação correta

17. Almofadas anexadas ao apoio de cabeça

Como os pais perdem frequentemente os acessórios dos ovinhos para bebé, as almofadas de proteção do arnês são dos itens mais encomendados — tanto na Bonabebe como em lojas internacionais. Por isso, quando estas almofadas estão fixas ao ovinho, é uma enorme vantagem. Em caso de acidente, usar o arnês sem proteção pode provocar cortes no bebé.

18. Sistema de feedback da base ISOfix do ovinho para bebé

cadeira auto contra a marcha com ISOfix
Pinças da base isofix

Quanto mais feedback o sistema ISOfix nos der acerca da instalação mais fácil é uma instalação correta. Actualmente já existem sistemas ISOfix com feedback visual e sonoro em cada fase e outros, com apenas feedback sonoro nalgumas partes. Não vai ser um item preponderante na minha avaliação uma vez que muitos ovinhos tendem a ser presos com cintos, principalmente nos primeiros 6 meses de vida do bebé.

19. Altura adequada dos ovinhos para bebé

Aqui, verifiquei se a altura indicada no selo de homologação é compatível com o comprimento real das costas do ovinho. Embora este critério não pese muito na pontuação final, ajuda a alinhar expectativas. Afinal, alguns fabricantes indicam alturas máximas que não correspondem ao espaço útil da cadeira.

20. Peso máximo do bebé

Peso máximo suportado pelo ovinho de bebé

O peso máximo dos ovinhos para bebé é pouco relevante, pois, em 20 anos de experiência, nunca vi um bebé atingir esse limite — normalmente atingem o limite de altura muito antes. Por isso, esta informação não influencia significativamente a avaliação, mas serve como dado informativo.

21. Idade adequada de utilização dos ovinhos para bebé

Sei que os ovinhos para bebé são frequentemente recomendados como a opção mais segura, e que o ideal será prolongar a sua utilização pelo máximo tempo possível. Contudo, concordo com esta afirmação apenas se as viagens forem tranquilas e não houver bebés desconfortáveis ou agitados no ovinho. Além disso, a verdade é que nunca sabemos exatamente que tipo de bebé vamos ter. Por isso, não acho relevante investir excessivamente num ovinho para bebé logo nesta fase inicial, de modo a manter as opções mais flexíveis para a cadeira seguinte. Em resumo, é fundamental ter um ovinho seguro, mas não necessariamente um ovinho que dure demasiado tempo.

22. Base Isofix dos ovinhos para bebé com possibilidade de rotação

Ovinho com base isofix giratória. Fonte: Maxi Cosi
Ovinho com base isofix giratória. Fonte: Maxi Cosi

Na fase do Ovinho, não acho esta característica muito relevante. Pois, quer a base gire ou não, nós vamos sempre ter tendência a girar o ovinho sobre a base quando colocamos o bebé no automóvel.

23. Apoio de cabeça em V

Neste ponto a preocupação da avaliação era a capacidade do ovinho conseguir conter a cabeça do bebé sem demasiado movimento.

24. Redutor ajustável dos ovinhos para bebé

À semelhança do que observamos para o arnês ajustável também um redutor ajustável vai permitir a correta colocação do bebé no ovinho. Acaba por influenciar o ângulo com que o bebé viaja assim como a posição do arnês.

Você também pode gostar