5 melhores carrinhos de bebé ultra compactos para as férias de verão (2025)
Está à procura do carrinho de bebé perfeito para viajar este verão? Este artigo reúne os 5 melhores carrinhos ultra-compactos, ideais para levar de férias ou mesmo como bagagem de cabine em viagens de avião. A seleção teve em conta o que realmente importa para os pais: leveza, facilidade de utilização, conforto e dimensões práticas.
Ao longo do artigo, encontrará um resumo claro das vantagens de cada modelo, com destaque para o seu desempenho em contexto real de viagem.
Subscreva a Newsletter na loja bonabebe.pt para comprar cada um destes carrinhos com 10% de desconto.
Veja a review em vídeo completa para ficar a saber ao pormenor toda a análise feita pela nossa especialista em segurança rodoviária infantil Cátia Neves ⬇️
Conclusão rápida: o melhor carrinho de bebé ultracompacto para 2025 é o Joolz Aer2, graças à sua leveza, praticidade e design inteligente.
Índice
- Joolz Aer2 469€ (review com vídeo)
- Bugaboo Butterfly 459€ (review em vídeo)
- Stokke YOYO 3 469€ (review em vídeo)
- UPPAbaby Minu V2 375€ (review em vídeo)
- Inglesina Quid 3 299€ (review em vídeo)
- O que são carrinhos de bebé ultra compactos
- Porquê ou para quem são os carrinhos de bebe ultra compactos
Carrinho de Bebé Joolz Aer2 (review com vídeo)
Review em vídeo ⬇️
Tabela do carrinho de bebe ultra compacto Joolz Aer2
| ✅ Vantagens | ❌ Desvantagens |
|---|---|
| ✅ Ultra compacto e leve (6,5 kg) | ❌ Preço mais elevado comparado com outros modelos |
| ✅ Fecha e abre com uma mão | ❌ Cesto porta-objetos com capacidade limitada |
| ✅ Assento espaçoso e confortável (81 cm com tapa-pés) | ❌ Alcofa não incluída, vendida à parte |
| ✅ Rodas em borracha que proporcionam maior conforto e absorção de impacto | |
| ✅ Compatível com alcofa, ideal desde o nascimento até aos 4 anos | |
| ✅ Homologado para uso em cabine de avião | |
| ✅ Garantia de 10 anos |
Review do Carrinho ultra compacto Joolz Aer2
O Joolz Aer2 é o número 1 dos carrinhos ultra compactos para as férias de verão. Fecha e abre com uma mão, pesa apenas 6,5 kg e tem tamanho cabin size. Apesar de compacto, funciona como um trio e é ideal desde o nascimento até aos 4 anos. É ainda o modelo com o assento mais comprido do segmento, pensado para bebés mais altos.
Os carrinhos de bebe XS são muito utilizados em férias e durante o Verão, pelo que ter uma boa capota é super importante para proteger o bebe dos raios ultra violeta. O carrinho Joolz Aer 2 tem uma capota XL, ventilada e com UFP50+.

Ainda relativamente ao Verão, o carrinho ultra compacto Joolz Aer2 vem com um travão e destravão amigo adequado a calçado aberto.

Em seguida, destaca-se o assento, que continua a usar tecidos recicláveis, mas com um design mais ergonómico. O assento apresenta uma maior profundidade na zona das ancas para assegurar uma postura correta do bebé e evitar que escorregue.

Além disso, o assento reclina totalmente, oferecendo três posições diferentes de inclinação, aumentando o conforto em várias fases. Está preparado para receber um redutor para recém-nascidos, facilitando a adaptação desde os primeiros dias.

Por fim, as medidas do assento são: 54 cm de comprimento, 35 cm de profundidade e 39 cm de largura. Estas dimensões permitem que o carrinho acompanhe o crescimento da criança até cerca dos 4 anos, garantindo durabilidade e conforto a longo prazo.

A barra frontal do Joolz Aer 2 foi redesenhada e está mais alta para maior conforto de pessoas altas. Além disso, oferece mais espaço para as pernas, evitando pontapés ao conduzir.

Além disso outro destaque é o novo sistema de encaixe da barra frontal, que permite montar e desmontar carregando apenas num botão de um dos lados.

Por outro lado, a alcofa do Joolz Aer 2 oferece um espaço confortável e seguro para o bebé, medindo 78 cm de comprimento por 29,5 cm de largura. Por fim, os pais conseguem remover e recolocar a alcofa com facilidade, e o carrinho fecha de forma compacta com a alcofa montada, ficando em pé para facilitar o armazenamento.

Se o Joolz Aer 2 estiver fora do orçamento, o Joolz Aer+ é uma ótima alternativa — e neste verão tem descontos até 25%. Continua a ser um carrinho ultra-compacto de qualidade, leve e fácil de usar. Em relação ao Aer 2, perde-se o apoio de pés incluído, o assento mais ergonómico e um cesto um pouco menor. Ainda assim, o Aer+ continua a ser uma excelente escolha para as férias.

O Joolz Aer2 conquista o primeiro lugar pela combinação imbatível de leveza, praticidade e durabilidade. Foi pensado para facilitar a vida dos pais: abre e fecha com uma só mão, é ultracompacto e tem um assento e alcofa maiores do que a média. Com um design ergonómico e garantia de 10 anos, é um investimento seguro — perfeito para acompanhar não só o primeiro filho, mas também o segundo e até o terceiro.
Carrinho de bebé Ultra Compacto Bugaboo Butterfly (review com vídeo)
Review em vídeo ⬇️
Tabela do carrinho de bebe ultra compacto Bugaboo Butterfly
| Vantagens | Desvantagens |
| ✅ Volume 23*43*53 cm (De acordo com as normas IATA para andar em cabine de avião) | ❌Apoio de braços incluído |
| ✅Qualidade dos materiais | ❌Assento não reversível |
| ✅Fecho com uma mão | ❌Peso 7,2kg |
| ✅Abertura com uma mão | ❌Saco de viagem não incluído |
| ✅ Capota XL com peekaboos | |
| ✅Compatível com ovinhos de várias marcas (comprando os adaptadores bugaboo butterfly) | |
| ✅ Rodas em Borracha | |
| ✅Apoio de pés incluído | |
| ✅Capa da Chuva incluída | |
| ✅Forra de assento removível para lavagem na máquina |
Review do Carrinho Bugaboo Butterfly
A marca holandesa Bugaboo é uma das mais antigas do mercado e é conhecida pelos carrinhos excelentemente funcionais e com qualidade pensados no dia a dia dos pais. Uma das características premium da Bugaboo e que a torna invejada pela concorrência é a qualidade que colocam não só na estrutura do chassis do carrinho mas sobretudo na qualidade nas rodas que conseguiram colocar nos carrinhos de bebé.

Para o transporte, é possível utilizar a alça ou, em alternativa, o apoio de pés como manípulo. No entanto, como a alça é bastante curta, pessoas mais altas podem sentir algum desconforto ao transportá-lo ao ombro.

O Bugaboo Butterfly é, por excelência, um segundo carrinho ideal para viagens de avião ou para uma vida citadina e é um dos meus favoritos. No entanto, não é compatível com alcofa nem ninho redutor, o que limita o uso desde o nascimento. Ou seja, só poderia ser usado com cadeira auto ou babycoque — o que não é recomendado por longos períodos.

Na caixa do carrinho Bugaboo Butterfly vêm incluídos: capota de sol XL e extensível, capota da chuva, apoio de pernas, forra amovível. No entanto, o apoio de braços é vendido em separado com um valor de 49,95€.

O Butterfly está aprovado pela IATA, o que garante que cumpre as medidas permitidas para bagagem de cabine: 53 cm de altura, 43 cm de largura e 23 cm de profundidade. Em termos de peso, soma 7,2 kg — ligeiramente acima de outros carrinhos ultra compactos, que variam entre os 5 e os 7 kg. No entanto, esse peso extra traduz-se numa estrutura mais robusta, estável e duradoura.

O Bugaboo Butterfly é ideal para o verão: tem travão pensado para calçado aberto, boa suspensão, capota XL com proteção solar e abre e fecha com uma mão. Só não fica em 1.º lugar porque não é tão versátil como o Joolz Aer 2. O Aer 2 pode transformar-se num trio completo, com alcofa ou ovinho, ideal para um segundo filho. O Butterfly é um segundo carrinho fechado — mas, nesse papel, é dos melhores que existem.

Carrinho Ultra Compacto Stokke YOYO 3 (review com vídeo)
Review em vídeo ⬇️
Tabela do carrinho de bebe ultra compacto Stokke YOYO 3
| Vantagens ✅ | Desvantagens ❌ |
|---|---|
| ✅ Extremamente compacto e leve, ideal para viagens e transporte | ❌ Assento mais curto, indicado para crianças até cerca de 2 anos |
| ✅ Capota XL melhorada com ventilação traseira para maior conforto térmico | ❌ Fecho requer o uso das duas mãos, menos intuitivo em férias |
| ✅ Assento extensível (47 cm até 53 cm), acompanhando o crescimento do bebé | ❌ Apoio de pés vendido em separado, aumentando o custo total |
| ✅ Assento fácil de ajustar na inclinação | ❌ Não reclina totalmente na posição horizontal |
| ✅ Excelente condução em zonas urbanas e superfícies irregulares | ❌ Capacidade do cesto de compras inferior a outros modelos |
Review do Carrinho Stokke YOYO 3
O Stokke YOYO 3 é, de todos os modelos analisados, o mais compacto e o mais leve. É fácil de transportar, ocupa pouco espaço e adapta-se bem a ambientes urbanos ou viagens com pouco espaço de bagageira.

No entanto, não ganha o primeiro lugar porque apesar da leveza e do tamanho compacto, o sistema de abertura e fecho não é tão intuitivo quanto outros modelos. Para abrir, até pode ser possível utilizar apenas uma mão, mas exige alguma força. Para fechar, é mesmo necessário utilizar as duas mãos. Em contexto de férias, em que a praticidade é essencial, este detalhe pode fazer diferença.
O Stokke YOYO 3 chega com várias melhorias em relação à versão anterior, o que o torna ainda mais funcional para famílias que procuram um carrinho ultra-compacto, especialmente durante os meses de verão. Uma das grandes novidades é a nova capota XL, agora com uma cobertura solar mais ampla e uma zona de ventilação na parte traseira, que permite uma melhor circulação de ar e maior conforto para o bebé nos dias mais quentes.

Também ao nível do assento houve atualizações importantes. O encosto tem agora 47 cm de altura, e pode ser estendido até aos 53 cm, o que representa uma melhoria significativa em termos de conforto e ergonomia à medida que o bebé cresce. Já a largura do assento é de 28 cm, o que mantém o carrinho leve e compacto, embora mais indicado para bebés e crianças até cerca de 2 anos.

Por fim, no que diz respeito à inclinação, o encosto do YOYO 3 é fácil de ajustar e permite várias posições intermédias. No entanto, não oferece uma reclinação totalmente plana, o que poderá ser uma limitação para quem pretende um carrinho que permita sestas prolongadas em posição completamente deitada.

Onde o YOYO 3 perde face ao Joolz Aer 2 e ao Bugaboo Butterfly é no tamanho do assento. Enquanto os dois primeiros têm assentos amplos, pensados para acomodar crianças até aos 3 ou 4 anos, o YOYO 3 tem um assento significativamente mais curto. Por isso, será mais indicado para crianças até aos 2 anos, sendo menos versátil a longo prazo.

Carrinho Ultra Compacto UPPAbaby Minu V2 (review com vídeo)
Review em vídeo ⬇️
Tabela do carrinho de bebe ultra compacto Uppababy Minu V2
| Vantagens | Desvantagens |
| ✅ Rodas em Borracha | ❌Volume 34*55*43 cm |
| ✅Qualidade dos materiais | ❌Assento não reversível |
| ✅Fecho com uma mão | ❌Peso 7,2kg |
| ✅Abertura com uma mão | ❌Saco de viagem não incluído |
| ✅ Capota XL com peekaboos | |
| ✅Compatível com ovinhos de várias marcas (comprando adaptadores Uppabby Minu 2 para outras marcas) | |
| ✅ Travão e Destravão | |
| ✅Apoio de pés incluído | |
| ✅Capa da Chuva incluída | |
| ✅Apoio de braços incluído |
Review do Carrinho UPPAbaby Minu V2
A marca americana UPPAbaby destaca-se pela qualidade excecional dos seus carrinhos e conquista o 4.º lugar no top dos melhores carrinhos ultracompactos para o verão com o modelo Minu V2. Este carrinho é leve, prático e surpreendentemente robusto. Além disso, a grande novidade é que o serviço pós-venda da marca já está disponível em Portugal, o que torna esta opção ainda mais segura para as famílias.

Embora seja um carrinho ultracompacto, o Uppababy Minu V2 fechado apresenta medidas um pouco maiores para cabine (C41 × A55 × L34). Ainda assim, encaixa facilmente em qualquer modelo de automóvel, o que o torna prático para viagens de carro.

Um dos grandes destaques são as rodas em borracha — um pormenor raro neste segmento. Enquanto muitas marcas utilizam rodas de plástico, a Uppababy aposta em materiais mais resistentes e confortáveis, mostrando atenção aos detalhes que fazem a diferença no dia a dia dos pais e no bem-estar do bebé.

O Minu V2 é compatível com a alcofa da Uppababy, o que representa uma grande vantagem face a outros modelos compactos. Em vez de uma micro alcofa, os bebés podem usufruir de uma alcofa mais espaçosa e confortável, ideal para os primeiros meses de vida.

Além disso, utilizando os adaptadores para outras cadeiras auto é compatível com marcas de cadeiras para bebe (ovinhos) como a a BeSafe, Maxi-Cosi, Britax-roemer e cybex.

Apesar de o Minu V2 ser um carrinho all in one, ou seja, um trio que pode ser usado desde o nascimento, é verdade que este tipo de carrinhos é mais popular durante o verão. Além disso, é excelente notar que o carrinho tem um travão e um destravão especialmente pensados para quem usa calçado aberto na época mais quente, garantindo segurança e conforto.

Outro pormenor que confere ao Minu V2 um conforto extra são os ajustes de inclinação, que são quase milimétricos. Assim, não é necessário contentar-se com uma posição demasiado sentada ou demasiado reclinada, oferecendo mais possibilidades para o conforto do bebé em qualquer momento.

Com um assento de 47 cm de altura nas costas, o Minu V2 tem um comprimento total de 81 cm, incluindo o tapa-pés, o que lhe confere uma dimensão normal dentro do segmento. Além disso, está homologado até 22 kg e, entre todos os carrinhos ultracompactos que experimentei, confesso que foi o mais fácil de manobrar mesmo com peso.

O Carrinho de bebe Uppababy Minu 2 fecha e abre facilmente com uma mão, o que o torna adequado para quando estamos a passear sozinhas com o nosso bebé. Apesar de ser um pouco gordito para o segmento (pesa 7,2kg em vez dos 6kg), compensa pela qualidade de materiais que entrega.

O Uppababy Minu 2 ocupa o quarto lugar no ranking dos melhores carrinhos de bebé ultracompactos para o verão, sobretudo por causa de duas limitações principais: o assento mais curto e o peso superior em comparação com os modelos que o antecedem, como o Joolz Aer 2, o Bugaboo Butterfly e o Stokke YOYO 3.

Por estas razões, o Uppababy Minu 2 garante um lugar sólido no top 5. Embora não seja o mais compacto nem o mais leve, é uma opção muito interessante para quem procura um carrinho robusto, funcional e preparado para acompanhar o crescimento do bebé, com múltiplas possibilidades de configuração. Pode ser utilizado com alcofa, com cadeira auto (ovinho de bebé) ou como carrinho principal desde o nascimento, o que o torna uma solução versátil para famílias que procuram um modelo mais completo desde o início.

Carrinho Ultra Compacto Inglesina Quid 3 (review com vídeo)
Review em vídeo ⬇️
Tabela do carrinho de bebe ultra compacto Inglesina Quid 3
| ✅ Vantagens | ❌ Desvantagens |
|---|---|
| ✅ Ultracompacto e muito leve (6,4 kg) | ❌ Medidas fechadas maiores que alguns concorrentes |
| ✅ Fecho fácil | ❌ Não inclui alcofa (vendida à parte) |
| ✅ Design elegante e moderno | ❌ Encosto reclina até 170°, mas não totalmente horizontal |
| ✅ Capota XL com proteção UPF 50+ e janela de ventilação 3D | ❌ Cesto porta-objetos com capacidade limitada (até 5 kg) |
| ✅ Rodas dianteiras com suspensão, boa absorção de impacto | ❌ Pode não ser ideal para terrenos muito irregulares |
| ✅ Homologado para uso em cabine de avião | |
| ✅ Assento confortável e reclinável |
Review do Carrinho Inglesina Quid 3
O que está incluído com o carrinho: o assento, a capota extensível, o apoio de braços e o apoio de pés ajustável. Em relação ao apoio de braços, está posicionado ligeiramente mais à frente do que a zona natural onde o bebé apoiaria os braços. Embora não fique exatamente ao nível dos braços, não representa um problema significativo na utilização do carrinho.

Entre os acessórios para o carrinho ultra-compacto são vendidos separadamente, destacam-se a capa de chuva (46 €), a mala de transporte para facilitar o armazenamento e a forra de verão, com tecido respirável e confortável, disponível por cerca de 39 €. Podem também adquirir o Baby Snug, embora o recomenda apenas para bebés que já se sentam virados para a frente, não para recém-nascidos.

Um detalhe interessante — e muitas vezes esquecido por outras marcas — é o tecido anti-derrapante e mais resistente na zona onde o bebé apoia os pés. Esta escolha aumenta a durabilidade do carrinho.

A Inglesina desenvolveu o Quid 3 com o propósito de ser leve e compacto, tornando-o perfeito para pais que procuram praticidade no dia a dia e em viagem. Com um peso leve de 6,78 kg, é fácil de transportar e manobrar, mesmo em ambientes urbanos movimentados. Este carrinho Quid 3 está preparado para 22kg do bebé.

Com assento acolchoado e tecido suave, o Quid 3 oferece conforto ergonómico, apoio de pés ajustável e acabamento de alta qualidade para todas as fases.

Em termos de conforto para os pais tem um manípulo ergonómico muito confortável, de tal forma que facilita a condução mesmo em longos passeios. Além disso, é também um carrinho confortável para pessoas altas.

O arnês é super fácil de ajustar e encaixa-se de forma prática nos diferentes orifícios, adaptando-se ao crescimento do bebé. No entanto, um ponto que poderia ser melhorado pela Inglesina é o ajuste da altura dos ombros, que no Quid 3 continua a ser feito manualmente entre duas posições disponíveis.

Um detalhe interessante é o travão da Inglesina Quid 3, desenhado para ser acionado facilmente mesmo com sapatos abertos, ótimo para o verão.

A Inglesina desenhou o Quid 3 para facilitar a vida dos pais. Inclusive, pode ser fechado com uma só mão, ficando em pé sozinho após ser fechado.

Tem ainda uma zona de respiração adicional na parte traseira da capota, o que é especialmente útil em dias quentes. Em contexto de verão, esta ventilação extra permite uma melhor circulação de ar, ajudando a manter o bebé mais fresco e confortável no Inglesina Quid 3.

O Inglesina Quid 3 ocupa o quinto lugar no top dos melhores carrinhos ultra compactos para as férias de verão, não por falta de qualidade, mas porque é ligeiramente maior do que as outras opções apresentadas. No entanto, apesar do seu tamanho, continua a ser extremamente leve e fácil de manobrar, o que o torna muito prático no dia a dia.
O que são carrinhos de bebé ultra compactos
Os carrinhos de bebé ultra compactos ou carrinhos de bebé xs são um segmento dos carrinhos de bebé que foram inventados/criados pela marca Babyzen com o seu modelo YOYO. A Babyzen começou por criar o carrinho de bebé yoyo como um segundo carrinho de bebé e como opção verdadeiramente leve e compacto.

Há 15 anos atrás os carrinhos compactos ou de segunda idade eram os chamados carrinhos de bengala e a Maclaren baby era a líder de mercado.






