Última atualização (16/01/2024)
Chega a hora de enfrentar a condução de carro sozinha com o meu bebé na caderinha de bebé. E agora?
A licença parental chega ao fim, e é altura de ir às consultas, às vacinas, às compras sozinha com o meu bebé na cadeirinha de bebé no automóvel! Como é que vou conseguir conciliar tudo?
Eis como:
- O sistema ISOfix vai ajudar a diminuir os erros de instalação da cadeirinha de bebé
- Colocar um espelho no lugar do meio para conseguir ver o meu bebé na cadeirinha de bebé
- Deixar o telemóvel na mala para não haver tentações
- Quero o meu bebé na cadeirinha de bebé ao meu lado no lugar do pendura: DESATIVAR AIRBAG!
- Todos os objetos soltos vão para a boa da bagageira
- Acima de tudo: OLHOS NA ESTRADA!
Nos meus workshops de segurança rodoviária infantil sublinho sempre que, para garantir a máxima segurança, são necessárias de três coisas:
-
Investir numa boa cadeirinha de bebé
-
Ter a cadeirinha de bebé instalada 100% de acordo com o manual de instruções (ver como instalar a cadeirinha de bebé)
-
Apostar numa condução preventiva
Hoje vamos focar-nos na condução preventiva.
Condução preventiva
Para vos dar um contexto, sabiam que a maior causa de mortalidade infantil nos países desenvolvidos são os acidentes e que os ocorrem em veículos motorizados são os que ocupam a maior fatia? (ver relatório ASNR)
Além disso, estudos europeus indicam uma taxa de 70% de instalação incorreta das cadeirinhas de bebé quando a instalação é feita por sistema de cintos. E está provado cientificamente que o sistema ISOfix é altamente eficaz na diminuição destes erros de instalação, já que garante a instalação correta da cadeirinha de bebé no automóvel.
Assim, quando estamos sozinhas podemos contar com o sistema ISOfix para nos ajudar a garantir que temos uma instalação correta da cadeirinha de bebé no automóvel.
Para sublinhar ainda que, no automóvel, o lugar mais seguro para instalar a cadeirinha de bebé é no meio. Isto quando existem três lugares atrás com ISOfix ou com cintos de três pontos. Porquê? Porque desta forma afasto o meu bebé das zonas de impacto laterais.
No entanto, quando o lugar do meio não é um terceiro lugar real, mas apenas um meio lugar, a melhor opção para colocar a cadeirinha de bebé é: atrás do pendura.
Porque é que esta é a melhor opção?
Porque assim consigo colocar o meu bebé no automóvel pelo lado do passeio e evitar potenciais acidentes caso o fizesse do lado da estrada. E aqui surge a questão: mas esse não é o “lugar do morto”? Não será mais perigoso? Fique tranquila.
Estatisticamente, não existe uma diferença significativa entre os acidentes que um veículo sofre do lado direito ou do lado esquerdo.
Eis que chega finalmente o dia. Tenho o meu bebé no lugar mais seguro e… Não me consigo concentrar na estrada!
- O bebé está em completo silêncio ⇒fico com dúvidas se está a respirar e se está vivo.
- Se chora ⇒ dou guinadas no volante para o socorrer.
- Ou se o bebé chora muito, paro em qualquer lado só para o ir acalmar.
E, assim, acabo por me colocar em perigo a mim, ao bebé e aos outros condutores.
O que fazer? É nestas situações que gosto de dar a opção colocar a cadeirinha de bebé no banco do pendura, desde que:
- A cadeira esteja corretamente instalada com o sistema de cintos (ver post: como instalar a cadeirinha de bebé no automóvel)
- Desative o airbag frontal do banco do pendura
- Lembre-se de desativar o airbag frontal do banco do pendura
- É mesmo muito importante desativar o airbag frontal do banco do pendura
-
DESATIVE O AIRBAG FRONTAL DO BANCO DO PENDURA!
Preciso alertar-vos para os resultados catastróficos de um acidente com um bebé no lugar do pendura com airbag ativo.
Ao disparar o airbag frontal do banco do pendura, a cadeirinha de bebé é esmagada contra o assento.
Infelizmente, há bastantes casos fatais relatados com este erro de instalação.
No entanto, também existem acidentes documentados em que o bebé viaja no lugar do pendura e fica intacto (desde que o airbag esteja desativado).
Se esta opção é potencialmente perigosa, devido ao esquecimento de desativar o airbag, porque a sugiro? Porque sei que nos ajuda a concentrar-nos mais na estrada.
Nós, mulheres, estamos biologicamente feitas para responder ao choro do nosso bebé. E um bebé no carro a chorar copiosamente é quanto basta para nos tirar a atenção da estrada.
Assim, com o bebé instalado na cadeirinha de bebé ao nosso lado, conseguimos senti-lo e acalmá-lo. Ao acalmar o bebé, também ficamos mais calmas. Ao ficarmos mais calmas, estamos mais disponíveis para prestar atenção à condução. Logo, estamos mais disponíveis para uma condução preventiva.
Mas caso seja super distraída, esqueça esta opção! Coloque a cadeirinha de bebé no lugar mais seguro atrás! Para conseguir ver o seu bebé na cadeirinha de bebé, existem espelhos XL – alguns já com luzes – que se colocam no lugar do meio e permitem ver o bebé.
Agora, não é para ficar a olhar para o espelho o tempo todo! É mesmo só para passar ligeiramente o olhar para checkar a cadeirinha de bebé e … Olhos na estrada!
(Lembrete: Quando tiverem um passageiro adulto à frente precisam de reativar o airbag.)
Outra coisa muito importante: Afaste todas as potenciais distrações! Deixe o telemóvel na mala e a mala fechada. Esta não é a altura de responder a mensagens nem àquele e-mail de trabalho super urgente. Há tempo para responder quando parar o carro em segurança.
Também já sei que os nossos carros tendem a ser uma confusão de tralha, mas atenção: Objetos soltos são super perigosos em caso de acidente. Um ursinho de pelúcia de 300 gramas pode ver a sua massa aumentada em 56 vezes a uma velocidade de 60Km/h. (ver MAPFRE)
Lembre-se: A condução preventiva é fundamental para garantir a máxima segurança de todos!
Se quiser pode ver o vídeo no meu canal de Youtube The Bona’s Daughter: